Técnicas de estudo, aprendizagem e dicas

Ciclo de Estudo para Concurso Público - O Guia absolutamente completo com Aulas e Plano de Estudo

Gabriela
Escrito por Gabriela em novembro 2, 2020
Receba lembretes por e-mail sempre que eu postar um conteúdo novo

SEJA AVISADO DAS MINHAS LIVES GRATUITAS

CICLO DE ESTUDOS

Como funciona o ciclo de estudo é uma pergunta que vários alunos têm me feito. Logo, decidi montar um guia completo explicando TUDO sobre CICLO DE ESTUDOS. Fique comigo até o final, e tenha acesso a conteúdos exclusivos das turmas.

Acredite… Você vai aprender de uma vez por todas como montar um plano por ciclo e render muito mais em menos tempo.

Além disso, ao longo desse artigo vou liberar duas aulas completas da minha mentoria: Como criar um plano de estudos em 7 passos simples e Tudo sobre Ciclo de Estudos. 

Vou apresentar também diversos planejamentos (ATA-MF, DEPEN, INSS, TST…), assim você pode escolher qualquer um desses para adaptar a sua realidade. Vamos nessa?

1-O que é um ciclo de estudo?

É um estudo focado em fatias de tempo por disciplina. Diferentemente do estudo em forma de tabela (caso queira um passo a passo para o planejamento em tabelas, clique aqui).

O estudo por ciclo não possui disciplinas fixas em cada dia da semana, mas sim uma carga horária fixa para cada disciplina, assim você tem mais liberdade no seu estudo.

Isso faz com que a pessoa estude sempre dentro do tempo disponível que possui em cada dia da sua vida. Ou seja,  se hoje você tiver apenas 1 hora para estudar, é isso que irá cumprir, se amanhã tiver 4 horas, o plano vai acompanhar e se flexibilizar a essa nova carga horária disponível.

Sendo assim, o objetivo é estudar o maior número possível de disciplinas no tempo que tiver disponível a cada dia, dedicando-se uma fatia de tempo para cada disciplina do edital escolhido para focar. Viva um dia de cada vez =)

Alexandre Meirelles diz:

O ciclo é composto por disciplinas que deverão ser estudadas na ordem em que aparecerem nele, independentemente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior. Sendo assim, caso tenha estudado até a disciplina “C” hoje, amanhã você deve reiniciar seus estudos a partir de onde parou no ciclo, ou seja, continua pela disciplina “D”, ou até mesmo o restante da “C”, se não deu tempo para terminá-la na vez anterior.”.

2-Como montar um ciclo de estudo em 2 passos?

Passo 1: Liste as matérias do seu edital / concurso;

Passo 2: Distribua uma carga horária para cada uma.

Obs1: A carga horária pode ser de acordo com seu domínio na matéria ou com o peso da pontuação da sua prova.

Obs2: Não existe uma carga horária total definida para o ciclo, aconselho no máximo 16 horas.

Exemplo 1: Concurso: ATA-MF (Ministério da Fazenda)

MATÉRIACARGA HORÁRIA (10h)
Português1:30
Informática1:30
RLM1:30
Atualidades1:00
Gestão de pessoas1:00
Atendimento0:30
Ética0:30
Administração 1:30
Regime Jurídico 1:00

Sendo assim, vamos imaginar que eu tenha 4 horas na segunda-feira, eu poderia estudar Português, Informática e 1 hora de RLM. Se na terça eu tive apenas 3 horas, continuaria os 30 minutos restantes de RLM, mais Atualidades, Gestão de Pessoas e Atendimento. Se na quarta eu não trabalhei e tive 6 horas para estudar, eu continuaria “Puxando” as disciplinas em sequência.

A ideia é justamente essa, estudar de forma cíclica de acordo com o tempo que se tem no seu dia. Seja apenas 1 hora, sejam 6 horas.

Exemplo 2: Técnico Judiciário – Área Administrativa (TST)

MATÉRIACARGA HORÁRIA (12h)
Português1:30
RLM1:30
Dir. Pessoa c Defic.1:00
Reg Int TST1:00
Constitucional1:00
Administrativo1:30
Trabalho1:30
Proc Trabalho1:30
Orçamento Público 1:30

Listar as disciplinas, definir carga horária de acordo com a sua dificuldade já seria o suficiente, como no exemplo 1 e 2 acima.

Mas, algumas pessoas gostam de explicar o ciclo por fases, como no exemplo abaixo.

3-Ciclo de estudos com fases

Embora eu não recomende, gostaria de explicar a título de conhecimento.

ATA-MF (18 HORAS)
0’ – 1h1h – 2h2h – 3h3h – 4h
1ª FASEPORTUGUÊSATUALIDADES
2ª FASEATENDIMENTORLM
3ª FASEINFORMÁTICAGESTÃO DE PESSOAS
4ª FASEADMINISTRAÇÃOÉTICA
5ª FASEREGIME JURID  

Eu não gosto e não aplico estudo por fases em meus alunos e mentorados. Às vezes acaba confundindo mais que ajudando. Sou da ideia de que “menos é mais”. Por isso, minha função é aplicar uma metodologia de estudos o mais simples e eficaz possível em você.

Metodologia essa que desenvolvi ao longo do tempo de acordo com minhas experiências, técnicas de coaching, PNL e Neurociência aplicas ao Aprendizado, Motivação e Alta Performance.

Logo, caso você seja curioso e já tenho visto Ciclo por fases na Internet de algum “Guru” dos concursos, liste em vertical as disciplinas e anote os seus respectivos tempos, e responda para mim “Ficou mais fácil de entender na Vertical? ”

Depois de muito testar, verifiquei que os alunos que usem ciclo por fase possuem melhor entendimento quando dispõem as matérias de forma vertical.

Colocando na vertical o exemplo das Fases acima:

MATÉRIACARGA HORÁRIA (18h)
Português3:00
Informática2:00
RLM3:00
Atualidades1:00
Gestão de pessoas2:00
Atendimento1:00
Ética1:00
Administração 3:00
Regime Jurídico 2:00

4- Quais as vantagens do estudo em ciclo?

A-Melhor adaptação conforme sua rotina e os imprevistos que possam surgir, principalmente se trabalhar em forma de plantão ou escala.

Exemplo: Profissionais da área de saúde e segurança pública que costumam trabalhar por plantão.

B-Curto período de distância do contato com as matérias, aumentando assim o contato com a mesma disciplina.

Imagine que você tenha um ciclo de 16 horas, e estude 4 horas por dia. Sendo assim, você acaba voltando mais rápido nas disciplinas (Não necessariamente nos mesmos conteúdos) do que se estudasse apenas por tabela (contato na maioria das vezes 1 vez por semana).

5-Qual a principal desvantagem do estudo por ciclo?

  • Exige maior nível de disciplina e comprometimento.

O planejamento por ciclo dá liberdade e autonomia de horários ou carga horária diária, se é bom para quem possui uma rotina variável ou trabalha por plantões, isso é péssimo para quem ainda está fazendo do estudo um hábito e consequentemente, possui dificuldade com a disciplina (e força de vontade).

Levamos em média cerca de 66 dias para forma um novo hábito, ou seja, o estudo ou qualquer outra atividade que deva se tornar rotina em nossa vida no início vai exigir mais disciplina e força de vontade.

Após formado o hábito, nosso cérebro não gastará tanta energia para mantermos a disciplina, pois a rotina por si só cuidará da constância e frequência.

O que quero dizer é, se você está iniciando agora no mundo dos concursos, e fazendo do estudo um hábito (que leva cerca de 2 meses e não de 1 mês como muitos ensinam), talvez seja melhor optar pelo Plano de Estudo em Tabela.

Aqui no Visão & Foco, nas turmas que eu treino, eu aplico Plano de Estudo em Tabela (clique aqui e veja artigo explicativo completo), e somente quando o aluno (mentorado) está com o hábito bem formado e consistente pensamos em aplicar um Plano por Ciclo (confesso que são casos bem excepcionais).

6-Como se estuda por ciclo?

1-Inicie o ciclo, pela primeira matéria.
2-Use cronômetro (de preferência conciliado com a técnica pomodoro adaptada – 3 tempos de 30 minutos).
3-Ao finalizar a carga horária de estudo (exemplo: 4 horas diárias), marque exatamente em qual matéria parou e nessa matéria qual tópico do edital verticalizado parou, para que no próximo dia continue o ciclo.
4-No dia seguinte, retorne do ponto em que parou.

Assista a esse Vídeo sobre o uso do Edital Verticalizado, ele será muito útil em seus tempos de estudo:

Recomendo também que entenda como funciona o estudo com o Pomodoro, para que tenha mais Organização, Foco, e Controle em seus tempos de estudos, assista:

Fique atento para 2 pontos importantes em seus estudos:

1-Controlar em qual matéria parou, para no outro dia prosseguir daquele ponto

Imagine que você tenha 4 horas de estudo por dia. No 1º dia você concluiu: Português, Atualidades, Ética e Informática – totalizando 3:30 de estudo.

Aqui você tem duas opções: 1-Estudar 0:30 de RLM e no outro dia concluir a 1 hora restante ou 2-Estender sua carga horária fechando RLM no mesmo dia.

Eu escolheria a opção 1, mas você deve testar, se conhecer como concurseiro e praticar sempre aquilo que lhe proporciona maior rendimento.

2-Controlar em qual assunto da matéria parou

Aqui eu indico seguir a ordem do conteúdo programático do seu edital. Assim, a cada vez que voltar na mesma matéria você continua do ponto em que parou, quando chegar ao final, volte para o início.

Voltando para o início do Edital Verticalizado, você estuda várias e várias vezes todos os tópicos de seu edital. (Esta dica vale para qualquer tipo de plano de estudos – tabelar, cíclico, etc).

7-A diferença entre plano por tabela e plano por ciclo

Antes de entrarmos nessa diferença eu gostaria de te perguntar “Para você, qual melhor plano de estudos?”

Quando me perguntam isso, eu sempre respondo:

O melhor plano de estudos é aquele que você cumpre.

É inegável que nem um plano de estudos sobrevive ao campo de batalha, mas não ter nem um é fracasso na certa.

Então vamos entender exatamente a diferença de como estudar com um plano de estudos por tabela e por ciclo.

  • Qual a diferença entre plano tabelar e plano por ciclo?

Plano por Tabela – Irei utilizar como exemplo um plano de estudo para o INSS.

Plano Tabelar para o INSS
Plano Tabelar para o INSS

Neste planejamento, você distribui as matérias ao longo dos dias e segue rigorosamente a matéria prevista para cada dia. Com isto, força-se uma maior disciplina em não “furar” nem um dia. Já no plano por ciclo exige-se maior disciplina.

Por outro lado, caso ocorra um imprevisto, como problema de saúde, e você perca um dia, você ficará duas semanas sem contato com aquelas matérias previstas. Fato esse que não acontece com plano por ciclo, neste basta continuar sempre da matéria que parou.

Por exemplo, vamos imaginar que sexta-feira tive um problema e não pude cumprir o estudo, no sábado seguirei normalmente com D. Humanos, e só verei Constitucional e Administrativo na próxima sexta-feira (ou seja, duas semanas sem contato com estas). Logo, o objetivo aqui é: nunca “furar” o plano!

Se você estuda por tabela, nunca fure o seu planejamento. Você pode até diminuir a carga horária, mas evite ao máximo furar. Não existe essa de compensar no outro dia. Para cada dia já basta o planejado. O que eu sugiro é que dependendo do imprevisto você até diminua a carga horária de cada disciplina desse dia, mas não fure!

Plano por Ciclo – Irei utilizar como exemplo um plano de estudo para o DEPEN.

MATÉRIACARGA HORÁRIA (11h)
Português1:00
Ética1:00
Penal Geral1:00
Proc Penal1:00
Constitucional1:00
D. Humanos1:00
Redação1:00
RLM / Mate1:00
Informática1:00
Penal Especial1:00
Leis1:00
Administrativo1:00
Atualidades1:30

Este planejamento além de otimizar mais o seu estudo, permite uma maior flexibilidade de horários. Por exemplo, em um determinado dia posso ter 4 horas livres, em outro  6 horas. E a cada dia estudar o máximo (no limite da carga horária que possuo). Por isso eu indico para quem não possui uma rotina fixa de horários.

Imagine que você comece na segunda-feira com 3 horas de estudo, aqui você estudaria Português, Ética e Penal Geral. Agora imagine que terça-feira você consiga 5 horas, basta continuar de onde parou: Proc Penal, Constitucional, D. Humanos, Redação e RLM. E assim por diante por todos os dias de sua preparação.

O que eu aconselho é não deixar que essa liberdade e autonomia prejudique sua disciplina. Que limite uma carga horária mínima mesmo nos seus piores dias. Por exemplo: “Eu me comprometo a estudar pelo menos 2 horas independe do que aconteça no meu dia. Eu me comprometo também a estudar o máximo que puder conforme conseguir mais horas livres no meu dia.”

Recomendo o Planejamento por ciclo para todos que trabalham por plantão, escala, ou possuem uma rotina totalmente instável e imprevisível.

Tabela x Ciclo de Estudos

Comparativo: Planejamento por ciclo ou tabela
Comparativo: Planejamento por ciclo ou tabela

Qual o melhor plano para estudar?

“Mas Gabi, me diga, afinal de contas, qual melhor plano de estudos para ser aprovado mais rápido em concurso público?”

O melhor plano de estudos é aquele que você cumpre. Que de fato se adapta e ajusta a sua realidade, rotina, individualidade e todo seu “background”.

Sugiro que teste os 2 tipos e escolha aquele que você sinta que está rendendo mais =)

Eu sempre gostei de utilizar o plano de estudo tabelar, e quando o edital abria, nesse período de edital aberto, eu utilizava o plano por ciclos, “rodando” o ciclo de 2 a 3 vezes por semana, sendo uma vez de revisão e outra vez de questões e assim sucessivamente. (Mas isso é papo para um outro dia =D )

https://youtu.be/mkMv908rd3o

8-Consideração Finais

Em 2005 utilizei esse tipo de planejamento (por tabela) quando estudei para o concurso de Auxiliar Administrativo do Furnas (aprovada dentro das vagas efetivas, o concurso foi suspenso, sendo homologado em 2008, ano que fui nomeada, mas não tomei posse por já estar exercendo um cargo público – era militar de carreira, aprovada como Cabo em 2006 (posse em 2007), e recém aprovada na prova de Sargento – 2008).

Já em 2008 / 2009 fui aprovada na Casa da Moeda e Dataprev para o cargo Analista de Segurança da Informação estudando por ciclo, já que minha rotina era totalmente instável e inconstante na Marinha do Brasil.

Não existe uma resposta certa de qual seja melhor para você. Entenda seu momento atual, teste os 2 tipos de planejamento, e veja qual você mais se adapta.

9-Aulas Completas Liberadas e E-Book – Como criar um Plano de Estudos em 07 Passos Simples + Tudo sobre Ciclo de Estudo:

10- Plano de Estudos liberado para Download

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar nosso modelo de planejamento de estudos.

Modelo de Plano de Estudos para Download
Modelo de Plano de Estudos para Download

Baixe o planejamento e adapte para sua realidade e concurso que irá fazer =)


COMPARTILHAR É SE IMPORTAR!

Se você gostou desse artigo, então compartilhe com seus amigos, e ajude-os de uma vez por todas a entender como se organizar, planejar e estudar para concursos públicos =D

Siga a gente no Instagram @visaoefococoncursos, e Habilite as notificações.

Um forte abraço!
Vejo seu nome no DOU!

PARTICIPE DO NOSSO TELEGRAM GRATUITAMENTE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “Ciclo de Estudo para Concurso Público – O Guia absolutamente completo com Aulas e Plano de Estudo”

Merlin Coelho

Gabi, tudo bem linda? Eu prefiro a tabela justamente pq me “forço” a cumprir aquele dia. Mas faço um pouco diferente… eu deixo o fds livre, assim se faltar algo na semana compenso no sábado.
Caso não exista nada a ser compensado(ideal) uso para voltar em português ( meu ponto fraco) e fazer questões aleatórias.

ahh não encontrei artigo sobre digitação… estou na ansiedade do tj.

bjos

Maria Patrícia

Boa noite, Gaby trabalho o dia todo, é apenas me resta a noite para estudar, me programou pelo menos estudar três horas, só q tenho um bebê de um aninho que muitas das vezes acaba tirando um pouco a atenção com esse meu objetivo, mas enfim ,procuro fz questões de concursos no site qconcursos e gosto de estudar escrevendo, vejo q assim consigo pegar mais a matéria, eu copio as perguntas e anoto as respostas, uso como exemplo de resumos, gostaria de saber se estou fz correto e gostaria tb de aprender a fz mapas mentais, estarei aguardando sua resposta, obrigada e me ajude a realizar meu grande sonho!!! 🙂

Robson Cardoso Dos Santos

bom dia Gabi preciso da sua ajuda estou iniciando agora o meus estudos pro.
concurso do Depen 2020/21 eu não estou conseguindo a montar um plano de estudo.
pra minha realidade de estudo vc podem mim ajudar com essa duvida.desde ja agradeço.

Gabriela

Robson, esse artigo explica justamente isso, e tem alguns exemplos para o DEPEN que você pode utilizar. Se quiser também, conheça nossa turma Falcão Negro – Clique aqui, lá trabalhamos com mentoria para concursos policiais, inclusive para o DEPEN. Vem.

Nairis

Olá, amei essa plano de estudo, porém não clico enviar para Download não chega no email. Porquê?

Gabriela

Deve estar indo para spam..

Amanda chirley araujo lima

Eu estudo no modelo de CICLO há 9 meses. e foi o que mais me identifiquei.
não trabalho fora, mas sou dona de casa e tenho filhos. por isso tem dia que estudo 6 horas e dias que só consigo 2h. No geral acabo vendo minhas 4 primeiras matérias quase todos os dias.
Só tenho duvidas se estou ingerindo quantidade de material de forma correta, já que tenho a sensação que acabo passando muito tempo em um tópico, e assim demorando muito para fechar o EDITAL. QUERO MUITO FECHAR LOGO MEU EDITAL!