Tudo Sobre PRODUTIVIDADE, PLANO DE ESTUDOS e APLICATIVOS (Ebook e Aulas GRATUITOS)

Tempo de leitura: 12 minutos

Dificuldade em criar um Plano de Estudos e Ser Mais Produtivo nos Estudos?

Hoje vamos aprender Tudo Sobre PRODUTIVIDADE, PLANO DE ESTUDOS e APLICATIVOS. Vamos também liberar gratuitamente um Plano de Estudos todo editável. Além de AULAS GRATUITAS que vão potencializar a sua preparação para concurso público

Fique conosco até o final.

produtividadeem_3_passos

Mas antes, eu quero te perguntar:

Você já teve a sensação de não ter estudado o suficiente? Mesmo depois de passar o dia inteiro mergulhado em apostilas, livros e questões?

Mesmo se dedicando aos estudos de forma concentrada, você convive com o sentimento de incerteza? Que insiste em dizer que você não está preparado?

Sempre tem a sensação que seu Plano de Estudos não é bom o suficiente?

Acredite: isso é algo perfeitamente normal.

Todos aqueles que estudam pra concurso experimentam essa sensação, principalmente durante a semana que antecede ao dia da prova.

No entanto, quanto mais rápido você se livrar desse sentimento mais perto vai estar do seu objetivo: ser aprovado.

É importante que você mantenha o foco e não se deixe levar por essa sensação. Pois quando você acredita que todo o seu esforço não tem sido suficiente, você entra num ciclo de autocobrança. E, consequentemente, começa a desanimar.

Daí a necessidade de você reconhecer esse pensamento como inimigo da sua aprovação. Pois quem foi que disse que para ser aprovado em concurso público você precisa saber todo o conteúdo do seu edital?

Não passa em concurso público quem estuda mais, mas aquele que estuda melhor.

E isso significa ter um bom plano de estudos, fazer resumos, mapas mentais, fichas, esquemas e, sobretudo, saber resolver questões.

Mas isso é assunto para uma outra conversa.

O que eu quero dividir com você agora é como você pode vencer a sensação de não ter estudado o suficiente. Mas será que isso é possível? É claro que sim!

Você deve fazer algo que 95% dos concurseiros ignoram. E se colocar num patamar acima dos seus concorrentes. Estou falando sobre: Mensurar a sua Produtividade, Ter e Atualizar constantemente um Plano de Estudos Estratégico.

Medir a produtividade nos estudos não é uma tarefa das mais fáceis. Mas é necessária. E o concurseiro que tem essa prática, experimenta a sensação de que o estudo está sendo produtivo e que seu esforço está na direção certa.

Se você já estuda para concurso ou se está começando agora, provavelmente já possui um plano de estudos. Mas isso não é o bastante. Afinal o Plano de Estudos deve ser cumprido além de criado.

“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer!”

Ter um plano de estudos não vai garantir que você seja aprovado se você não estiver comprometido consigo mesmo.

Além disso, você deve conhecer os seus pontos fracos e saber em quais tópicos do conteúdo deve dedicar maior atenção. E isso só é possível se você contabilizar a sua produtividade.

Se você estipula uma meta de dezoito horas de estudos semanais, por exemplo, e decide por não mensurá-la ao final da semana. Imaginou? Vai ter a sensação de que não estudou o quanto deveria.

A sensação de que a gente não está progredindo nos estudos também acontece quando estipulamos metas abaixo da nossa realidade.

Ou seja, se você dispõe de 4 horas por dia para estudar, mas acaba dedicando apenas 3 horas, você irá se desmotivar. Certamente você vai ter a sensação de não ter estudado o suficiente. Por isso, estipule metas dentro da sua realidade. Nem mais, nem menos.

Por isso, é muito importante que além do plano de estudos, você contabilize a sua jornada de estudos. Seja o tempo dedicado à resolução de provas e questões ou o tempo dedicado à leitura e à confecção de resumos.

Agindo assim, você vai validar para si mesmo e para sua mente que está progredindo. O que vai gerar uma sensação positiva de prazer e de conquista por estar a cada dia mais perto do seu objetivo.

E para saber se você está no caminho da realização do seu sonho, você precisa Mensurar a sua Produtividade.

3 Passos Para Ter um Bom Plano De Estudos e Mensurar Sua Produtividade:

 

Passo 1: Tenha um PLANO DE ESTUDOS com seus Horários de Aula e de Estudo; e um REGISTRO DE HORAS. Ou seja registre semanalmente, as horas dedicadas ao estudo (leitura atenta, confecção do material de revisão – resumo, mapas mentais, fichas). Registre também o tempo utilizado na resolução de questões de cada matéria;

HORARIO-ESTUDO
1- Anote seus compromissos fixos, ex: Trabalho, Academia, Curso de Inglês.
2- Anote os tempos que você se compromete em Estudar (Imagem acima).

HORARIO-DISCIPLINAS
3-Anote quais tempos serão para aulas (online ou presencial) e quais tempo serão para estudo. Nos tempos de estudo, especifique quais matérias irá estudar.

aprovadoapp
4-Registre suas horas líquidas de estudo (somente estudo, não de aulas) por disciplina.

Passo 2: Não se compare a ninguém. Encontre o SEU PRÓPRIO RITMO de estudos e determine a quantidade de horas a qual estará comprometido durante aquela semana;

ritmo-de-estudos

Passo 3: Confira o seu rendimento semanalmente. Analise a sua evolução, os seus pontos fortes e aquilo que precisa ser melhorado.

planilha de rendimentos
Aqui nas nossas turmas aplicamos simulados com planilhas de rendimento por disciplina e geral, de forma a não só acompanharmos a evolução, mas sabermos exatamente em quais matérias precisamos focar mais para melhorar.

A cada prova e simulado, nós aconselhamos alterar o plano de estudos de acordo com seu rendimento, colocando assim uma carga horária diferenciada de acordo com as respectivas notas.

Ebook Gratuito: Como estudar e trabalhar


Aplicativos Aliados na Produtividade e Organização Para Concurso Público

E para te ajudar nessa jornada, existem várias ferramentas e aplicativos direcionados ao aumento de sua produtividade nos estudos. E você não precisa utilizar aquele que está na “modinha”, mas aquele que for mais útil para você.

Exemplos de Medidores De Produtividade Para Turbinar O Seu Rendimento Nos Estudos

  • APROVADO: é um aplicativo gratuito que ajuda você a organizar os estudos através de planilhas de estudos e gerenciamento das horas líquidas de estudo. Com ele, é possível analisar gráficos e relatórios detalhados com a evolução dos seus estudos. É um App muito simples de ser utilizado. Basta cadastrar as matérias que você vai estudar e especificar os respectivos assuntos, se assim preferir.. Está disponível nos sistemas Android e iOS. Clique aqui para acessar ou na imagem abaixo.

aprovadoapp

  • ANKI: se você já utiliza os Flash cards como ferramenta para acelerar a sua memorização, então vai adorar o Anki. Ele um App que simula os Flash cards e utiliza como base o Sistema de Repetição Espaçada. Com ele você vai memorizar o conteúdo de forma eficaz e minimizar a linha do esquecimento. O App funciona como uma espécie de cartões, em que cada um possui a pergunta de um lado e a resposta no verso. Quando você estiver revendo o conteúdo, você deve ler a pergunta e buscar recuperar a resposta mentalmente, e só então verificar a resposta.
  • O mais legal desse App é que ele calcula automaticamente o tempo ideal para você fazer suas revisões. Você ainda pode usar o Anki para memorizar conteúdos diversos, inclusive línguas estrangeiras. No entanto, esse App só é gratuito na Play Store, custando cerca de U$ 24,99 na Apple Store. Clique aqui para acessar.

Como-instalar-e-usar-o-Anki-Tutorial-completo-Face-2

Tutorial do Mairo Verga ensinando passo a passo como usar o Anki – Clique Aqui

  • QCONCURSOS – Questões de Concursos (o famoso QC): esse site é específico para a resolução de questões de concurso público. Nele você vai encontrar um acervo de mais de 450 mil questões. É questão que não acaba mais! Você ainda pode escolher uma prova específica de um concurso para resolver online, como por exemplo, a prova de Analista do INSS de 2008. E o melhor: você pode filtrar a sua busca escolhendo somente questões de uma disciplina de determinado concurso, : Direito Constitucional, da PF.
  • Você também pode optar por um conteúdo específico dentro de uma disciplina (Ex.: Diretos Sociais, dentro da disciplina Direito Constitucional), ou escolher questões de uma disciplina que foram cobradas por uma banca específica em diversos concursos, ex.: Disciplina: Direito Administrativo; Banca: FCC; Concursos: TRT, TRE, MPU). Você faz as suas escolhas de acordo com as suas necessidades de estudo, e ainda pode acompanhar os seus rendimentos, por meio de estatísticas de erros e aceros.

O site apresenta três tipos de utilização: o Plano Gratuito, o Plano Avançado e o Plano Premium.

  • O Plano Gratuito tem uma limitação quanto ao número de questões disponibilizadas para você resolver: são apenas 10 questões por dia. Mas você ainda pode criar 5 cadernos com 10 questões cada, além de confeccionar 5 minissimulados e ver os comentários produzidos pela comunidade nas questões.
  • O Plano Avançado permite resolver questões ilimitadas, imprimir quantas páginas de questões desejar, criar Cadernos de Questões e Minissimulados sem limite. E ainda, ler os comentários dos professores em texto e assistir comentários em vídeo.
  • O Plano Premium além dos recursos disponíveis no *Plano Avançado, o Plano Premium oferece acesso as Vídeo Aulas e Resumos Teóricos.

O QConcursos Possui versões para smartphone e web, e está disponível no Google Play e App Store.

qconcursos

Se você quer antecipar a sua aprovação, resolva o máximo de questões que puder, sem medo de errar!

  • PLANILHAS DE RENDIMENTOS: essas planilhas são uma ótima ferramenta para você mensurar o seu progresso. Você pode fazê-las tanto no Word como no Excel e a cada simulado que responder, você vai contabilizando a sua evolução, anotando o seu desempenho nas matérias (número de questões, número de acertos, número de erros) e vendo em quais disciplinas precisa melhorar e dedicar mais atenção.

É uma das ferramentas que utilizamos no Visão & Foco e uma das preferidas dos candidatos, porque mostra a sua evolução gradual, fazendo com que ele perceba o progresso alcançado.

RENDIMENTO-PRF
Todo simulado aqui no Falcão Negro “vai” com uma planilha de gabarito a ser preenchida que gera o resultado automaticamente do lado direito.

RENDIMENTO-POLICIALDepois disso a planilha Acompanhamento “puxa” automaticamente os dados e assim facilita o acompanhamento da evolução de um simulado para o outro.

Ou seja, uma planilha completa de rendimentos para cada simulado, e uma planilha de acompanhamento de evolução.

O importante aqui é  te mostrar que você precisa ter uma forma de mensurar seus resultados e acompanhar sua evolução e dar alguns exemplos.

E para terminar, eu quero que você se pergunte: Eu estou dando o máximo que eu posso para alcançar a Aprovação? Estou fazendo de tudo para aumentar minha Produtividade?

Para que você alcance o seu objetivo de ser um funcionário público, com estabilidade, segurança financeira e férias programadas, e muito mais, pouco adianta todas essas ferramentas e aplicativos se você não der o máximo de si para viver esse sonho.

E qual o seu máximo? São 4 horas por dia de estudos? Então execute, registre e monitore as suas ações dentro daquilo que você planejou, sem fazer comparações.

Nunca pense que está bom o suficiente para relaxar numa matéria ou noutra, pelo contrário, você só estará bom o suficiente no dia em que tomar posse em seu cargo público.

E a partir do momento em que você estiver conseguido cumprir aquilo que planejou, estabeleça novas metas. Metas desafiadoras, que vão impulsionar você em direção ao seu objetivo. Evite a zona de conforto!

Os concurseiros que estudam sem contabilizar aquilo que fazem, tendem a sofrer com a ansiedade e o estresse, o que ocasiona problemas de memorização.

banner_blog

Se você monitora tudo aquilo que faz dentro do seu processo de estudos, não há motivos para alimentar a sensação de não ter estudado o suficiente.

Se você cumpriu o que estava previsto em seu plano de estudos, comemore! Confie no processo e acredite em seu esforço, porque a sua recompensa logo vai chegar.

AULA GRATUITA – COMO CRIAR UM RESUMO COMPRIMIDO

 

AULA GRATUITA – 5 FERRAMENTAS PODEROSAS DE PRODUTIVIDADE (AS NOSSAS TURMAS MAIS GOSTAM)

 

PS: Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário aqui abaixo. Quero saber quais aplicativos você já usava e quais foram novidades. Deixe também sugestões para as próximos artigos.


E-BOOK GRATUITO: CONCILIANDO TRABALHO E ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Ebook Gratuito: Como conciliar trabalho e estudo

7 Comentários


  1. Jairo Vasconcelos,
    Muito bom seu artigo, inspirador! Adorei.
    Pode me passar mais informações sobre seu Coach?

    Responder

  2. Muito legal o material, me motivou ao máximo, parabéns!!!!
    Mas fiquei com uma dúvida no resumo comprimido, por exemplo eu escolho 1 tópico do edital e esse tópico tem vários sub-tópicos , tipo em D. Penal:
    1- DO CRIME
    1.1- Conceito de crime
    1.2 -Fato típico e seus elementos
    1.3 -Crime doloso e crime culposo
    1.4 -Crime consumado, tentado e impossível
    1.5 -Ilicitude
    2 -DISPOSITIVOS LEGAIS IMPORTANTES
    Então, a dúvida seria se eu teria que criar um resumo para cada desses assuntos ou um resumo que contenha todos esses topos, já que todos esses assuntos estão no tópico Do crime ?
    Se alguém poder me ajudar agradeceria muito!! =)
    Abraço!

    Responder

  3. Os cursos e coaching são específicos por área de atuação, ou dentro da turma há várias carreiras, a exemplo de tribunal, Administrativo e policial? Pretendo fazer concursos para tribunal, haveria um treinamento específico? Estou um pouco desorganizado e gostaria de fazer um treinamento para estabelecer metas e foco.
    Parabéns pessoal dicas!

    Responder

  4. Gabriela, só posso dizer que vc foi direto ao ponto, pelo menos no meu caso. Passei pelo estresse de não mensurar o que eu estudava, e sempre achava (a tal da sensação) que não tinha feito o suficiente, mesmo tendo acordado às quatro da manhã para estudar, fazer intervalos pequenos para refeições, esticando ao máximo o que eu podia, mas sempre finalizando às 18h20. Ou seja, dedicação total, nas duas úlitmas semanas exagerei, e estava indo dormir às onze. Mesmo esgotada, me sentindo cansada, retomava os estudos às oito da noite e forçando o que já não dava mais.
    O resultado? Cheguei esgotada no dia da prova para o MPU e errei 25 questões de bobeira.
    Então foi muito oportuno e pertinente o que vc publicou, foi no ponto.
    Super obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *