Coaching, Motivacional e Desenvolvimento

O que fazer quando ninguém acredita em seu sonho?

Gabriela
Escrito por Gabriela em setembro 3, 2015
Receba lembretes por e-mail sempre que eu postar um conteúdo novo

SEJA AVISADO DAS MINHAS LIVES GRATUITAS

revisado - para postagem-sonho

Olá, hoje falaremos um pouquinho sobre:

– sonhos

– acreditar em sonhos

– o que fazer quando não acreditam em nossos sonhos

 

Primeiramente, quero compartilhar duas definições de sonhos das diversas que li no dicionário Michaelis:

Sonho

1-Ideia com a qual nos orgulhamos; ideia que alimentamos; pensamento dominante que seguimos com interesse ou paixão.

2-Pequeno bolo esférico, muito fofo, de farinha e ovos, frito em azeite ou em banha de porco.

Por mais que eu goste do sonho da segunda definição, é sobre a primeira que irei falar com você.

Sonho… Aquela ideia que você tem alimentado, se orgulhado, pensado e perseguido. Afinal, eu sei, que assim como eu, você é um perseguidor de sonhos.

Além disso, o seu sonho é aquilo que está de acordo e totalmente alinhado com o que você ama, com aquilo que você realmente tem plena convicção de que proporcionará a sua satisfação.

O que me faz te intrigar em 3 perguntas:

1-O seu sonho está de acordo com o que você ama e com os seus valores?

Enxergue cada pequena tarefa, cada passo como parte da concretização do seu sonho. Prove para você mesmo o seu amor por este sonho, e ame cada etapa e pequena tarefa em direção a ele.

2-Ao imaginar a realização do seu sonho, você se sente satisfeito ou entediado?

Se você seguiu bem o conselho da pergunta 1, provavelmente está em busca de algo que irá lhe satisfazer. Caso contrário, a consequência será a frustração. Triste pensar em tanta energia e tempo gastos em algo que pode tornar-se frustrante. Portanto, saiba sonhar.

3-Você realmente acredita em seu sonho?

A força da nossa mente é tão poderosa que potencializa toda nossa energia e faz com que o universo conspire ao nosso favor quando realmente acreditamos e agimos para a realização dos nossos sonhos. Como os antigos exércitos das histórias bíblicas, que eram bem inferiores em quantidade, mas quase sempre obtinham a vitória, pois, antes mesmo da batalha, já assumiam a postura de vencedores. Sim, antes de você vencer, já deve agir como um vencedor.

Finalmente, chegamos ao 3º ponto da postagem, o ponto tão pedido nas redes sociais:

O que fazer quando ninguém acredita em seu sonho?

A grande questão dessa pergunta é que, na verdade, ela está sendo feita de forma errada em sua mente. Aposto com você que mesmo antes de eu responder essa questão você irá construir novas perguntas e respostas.

Comece pensando se existe alguém que você conheça que acredite no seu sonho. Existe alguém da sua família, dos seus amigos ou dos que sonham algo parecido com o que você sonha, que acredita no seu sonho?

Provavelmente você pensou em alguém. Escreva o nome de 3 pessoas que acreditam em seu sonho. Depois disso, escreva o meu.

Agora se pergunte “Por que eu falo que ninguém acredita em meu sonho, se existem pessoas que acreditam?”

Provavelmente você pensou em alguém novamente. Mas dessa vez, em alguém que não necessariamente não acredita em seu sonho, mas sim que criticou algo extremamente ligado aos seus esforços em direção à realização do seu sonho gerando um gatilho negativo em você e uma crença de que ninguém acredita em seu sonho. Uma crença não verdadeira, pois vimos acima que sim, existem pessoas, e eu sou uma delas que acreditam no seu sonho e em você.

Continue nessa linha de pensamento:

A(s) pessoa(s) que você julga não acreditarem em seu sonho realmente não acreditam ou não entendem a forma que você se dedica e se empenha para a realização dele?

Não acreditar ou não entender o seu sonho não quer dizer não amar você. Quer dizer apenas que a mente dessa pessoa não funciona como a sua. Não processa o seu sonho e nem os esforços para realização deste como a sua mente processa. Sendo assim, não gera a mesma sensação de prazer e satisfação que a sua gera. E esperar isso dessa pessoa é colocar um peso maior do que ela suporta carregar.

Voltando ao título do post…

O que fazer quando ninguém acredita em seu sonho?

Eu poderia continuar aqui em um processo de pergunta x resposta, construção x desconstrução de pensamentos, mas vou pedir que você pense e medite em toda essa nossa conversa ao longo da sua semana.

Para finalizar, vou listar de forma bem objetiva -pois até agora estava em uma conversa bem subjetiva-o que você pode fazer quando pensar que ninguém acredita em você:

1-Encontrar pelo menos uma pessoa que acredite em seu sonho, e não usar mais a palavra “ninguém”.

2-Não tentar exigir que outras pessoas enxerguem, valorizem ou tenham a mesma paixão que você por seu sonho, afinal, o sonho é seu e não delas. Você irá apenas frustrar-se tentando fazer isso e, ainda, vai perder o seu tempo.

3-Não confundir incompreensão de atitudes com incredulidade de sonhos. Alguém pode amar você, acreditar, sim, em seu sonho, mas não aceitar o seu foco por ele. Nossas mentes funcionam de forma diferente, e exigir que funcione da mesma forma é desperdício de energia.

4-Não tentar provar que sua dedicação é necessária para a realização do seu sonho. Basta que você saiba.  Contente-se com isso.

5-Nunca perca a fé! Se você perder a fé em seu sonho, estará deixando de exigir da única pessoa que você realmente pode exigir que acredite nele: você.

6-Trabalhe em silêncio e deixe que o sucesso fale por si só. Frase conhecida, mas bem pontual aqui. Não foque em convencer alguém do seu sonho, ou da compreensão dos seus esforços de hoje; foque, sim, na realização deste. Afinal, o seu sonho, se você não o realizar, outro não irá realizar por você.

7-Prove que seu sonho é possível! Vá lá e realize!

 

Para finalizar o nosso post, deixo uma ferramenta liberada aqui,que eu mesma desenvolvi para aplicar em minhas sessões de coaching: ela se chama “Meu Sonho”. Faça o download gratuito e utilize-a.


mapa-mental-sonho-corrigido1

“Não precisa ser fácil, basta ser possível.”

Um forte abraço! Rumo à realização do seu sonho!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Replies to “O que fazer quando ninguém acredita em seu sonho?”

Jessica Hall

Uma das coisas lindas e maravilhosas da vida, é encontrar pessoas que estão comprometidas a te ajudar com seriedade e amor.
#VamosCaminharJuntos

Matheus B.

Perfeita postagem, muitos dos meus familiares não acreditam que eu vá chegar em algum lugar. Mas tenho estudado e planejado muito meu caminho, que já está em andamento e no próximo mês ja irei ter dado o primeiro passo importantíssimo. Irei fazer tudo calado mesmo. #FUTUROPROMOTORDEJUSTICA

Taís Mendes

Basta que eu acredite! Excelente postagem. Eu serei servidora pública.

Gian Bueno

Como Diz a frase, Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade, por isso sempre bom encontrar pessoas que acreditam nos sonhos da pessoas e ajudam a se tornar realidade!!!!

Lilian Mota

Muuito obrigada pelas palavras… agora eu i vc acreditamos no meu sonho… futura CIRURGIÃ CARDIOVASCULAR….

Jeferson Costa

Ainda vou ser um grande ator e cineasta.

Vitor

Meus pais não acreditam que eu vá realizar meu sonho…. Isso me abala muito, mesmo sabendo que tudo depende de mim eu me sinto “inseguro” com isso e juntando com a minha depressão não ajuda em nada !! Mas estou na luta. Futuro Oficial da policia militar ….

Henrique

Eu confio em você, se dedique, utilize seu tempo de forma produtiva, não deixe para amanhã oque se pode fazer hoje. Vamo pra cima guerreiro

Mota

Nossos sonhos só dependem de nós, se trabalhar, correr atrás, com certeza vai conseguir; trilhe os caminhos certos para chegar lá.

Gabriel

Sonho em um dia me tornar cirurgião geral mas meus colegas dizem que eu não vou conseguir mas tem muitas pessoas que acreditam em mim e nunca disisti dos meus sonhos e cada vês o meu sonho vai crescendo mais e mais

Carlos

Espetacular, muito obrigado!

Felicidades para todos!

Gabriela Melo

Obrigada =)

Felicidade

Era tudo que precisava ouvir, os sonhos só precisam de nós mesmos para realizar se porém pessoas que acreditem, compreendam e acima de tudo nos apoiem são necessárias. Mas com ou sem elas vamos lutar pelos nossos sonhos.
#FuturaEmpresária

Renato Maximiliano

Isso mesmo! Confie em vc e em Deus…vá a luta, que com certeza irá alcançar o seu objetivo.
Me chamo Renato, moro em Guarulhos e possuo o mesmo sonho que vc e estou lutando para realizar. Nós iremos conseguir!

Samara Afonso

Aparecem mais pessoas negativas do wue pessoas pra apoiar .
Encaro isso como gente frustada sem motivação , que não tem coragem de botar a cara a tapa , e acham que temos que ser como elas .
Só que aqui não . Eu vou à luta !
Não precisa ser fácil . Basta ser possível !

Camões Soares

Só tenho a te agradecer!!

Beatriz

Muito obrigado , as vezes. Uma frase ou. Um. Texto motivador. Mostra o quanto e importante acreditar em você , e que as opiniåo dos outros sendo ela negativa ou positiva sempre dara um gosto de pensamento agora quem escolhe. E você. Se esse pensamento e frustrado. Ou frutivel para alcance. Do nosso sucesso❤

Gabriela Melo

Isso aí =)

Kaue Santos

É verdade, todos falam que eu sou um zé ninguem e nunca na minha vida meus sonhos se realizaram….. mas eu creio em Deus, entrego minha vida a ele, meus sonhos nas mãos dele, seja feita a vontade dele….
Ninguém tem o direito de opnar em meus sonhos, basta eu acreditar nele e correr atrás, ter gente perto de mim queme fortalece. Torço que seus sonhos se realizam, e porfavor torçe para os meus realizarem também…. estarei orando para seus sonhos se realizarem e, ora para os meus se realizarem, fique com Deus boa sorte eu acredito que terei muitos milagres e sortes…..

AMÉM!

Se você pensa igual eu resposta, sempre mais melhor kkkk

Gabriela Melo

Não desanime, você vai conseguir!

Gustavo

O meu sonho é ser criador de conteudo no YouTube mas infelizmente dependo dos meus pais que não me apoiam em nada apenas me julgam e eu me sinto muito triste por isso