Descansar? SQN! Saiba como estudar para concurso nas férias

Tempo de leitura: 9 minutos

As férias chegaram. As escolas e faculdades encerraram seus anos letivos e muitas empresas aproveitam esse período para dar folgas coletivas aos funcionários. Que tal aproveitar justamente esse período para estudar para concurso?

Não pode ler agora? Ouça a matéria:

 

Hora de descansar, visitar a família e os amigos, além de curtir as férias? Não se você pretende transformar aquele seu sonho de passar em um concurso público em realidade.

Preparamos algumas dicas para que você consiga estudar de forma eficaz e ainda reservar algum tempo para se divertir e descansar um pouquinho, afinal você trabalhou o ano inteiro e merece um pouco de lazer e diversão.

1) Organize o tempo

estudar para concurso - organize seu tempo

 

Um dos grandes inimigos de quem precisa estudar para concurso é a falta de tempo. Mas será mesmo que falta tempo ou que não administramos nosso tempo de forma eficaz? Ou ainda, será mesmo que falta tempo ou nossas prioridades são outras?

Mas se sua prioridade é o concurso público, sim, você deve aproveitar esse momento de folga e organizar o seu tempo de forma estratégica.

Senão se organizar, surge um período livre e achamos que vai dar tempo de fazer tudo, mas de repente, nos vemos em um mar de atividades e acabamos não fazendo nem metade do que pretendíamos. Passamos o dia ocupados, mas não produzindo de verdade. Onde está o erro? Na falta de planejamento prévio.

Antes que o tempo livre chegue, defina um período diário para os seus estudos de forma que ainda sobrem horas para outras atividades.

Não se esqueça de levar em conta qualquer viagem ou passeio que pretende fazer nessas férias e compense esses horários de alguma forma.

Tendo tudo planejado, você não se compromete com novas atividades, mas não deixa de fazer o essencial, garantindo o tempo necessário para os seus estudos.

2) Estude as matérias que você possui mais dificuldade

Para passar em concurso - Estude as matérias que você possui mais dificuldadeSe o tempo é escasso, o melhor que se tem a fazer quando estudar para concurso é utilizá-lo de forma inteligente: use essas férias para se dedicar àquelas matérias que você considera mais complicadas, que exigem mais concentração da sua parte e que precisam de um ambiente propício para serem estudadas.

Essa época mais tranquila e sem as tantas outras pressões que se têm durante o período de trabalho normal é ideal para facilitar o aprendizado desses temas mais complicados.

3) Descanse e recarregue a sua bateria

passar para concurso - Descanse e recarregue a sua bateriaVocê já teve um ano difícil e estressante. Sacrificar completamente as suas férias para estudar para concurso pode lhe trazer uma certa decepção, mesmo que você consiga passar na prova.

Isso acontece porque a vida não é feita somente de trabalho e nem somente de concurso, eu costumo dizer que trabalho, concurso, família, lazer, e outros são fatias de uma grande pizza chamada sua vida, mas nunca um item apenas é a pizza inteira 😉 Pense nisso.

Mas ainda falando sobre trabalho, este deve ser uma forma de sustento, mas também deve deixar espaço para que a vida seja aproveitada em sua plenitude. Por isso, não dedique o seu tempo livre completamente aos estudos ou ao trabalho.

Aproveite alguns momentos das suas férias para fazer aquilo que realmente gosta ou para não fazer absolutamente nada. Eu aprendi há um tempo com um grande mentor meu que procrastinar não é errado, desde que tenha tempo reservado para isso.

Permita-se descansar, permita-se procrastinar, mas dentro do tempo para descansar e procrastinar =) Ou permita-se a algum lazer que realmente goste.

Isso não é baboseira, o ócio é de suma importância para a mente humana e ainda ajuda o seu cérebro a organizar melhor as ideias e concatenar aquilo que foi estudado. Na hora de elaborar o seu cronograma de estudos, não caia na tentação de dedicar períodos insanos para o estudo, pois o seu corpo cobrará um preço caro depois.

De verdade, eu queria muito que tivesse me falado isso quando eu comecei lá em 2004 minha trajetória no concurso público.

Eu preciso te contar uma coisa, a força de vontade é uma energia renovável, e por isso ela acaba. Cabe a você descansar, e recarregar essa energia. Eu expliquei exatamente como isso funciona no vídeo abaixo ou clique aqui, não deixe de assistir:

Faça intervalos regulares também para alimentação, tomar água, dormir e até reserve algum tempo para exercícios físicos. Todas essas atividades contribuem para um melhor funcionamento do seu corpo e uma melhor assimilação do conteúdo estudado.

4) Evite as distrações

Imagem - Evite as distrações enquanto estiver estudandoJá que você reservou um tempo para estudar para concurso em suas férias, então é preciso levar isso a sério e não se deixar levar pelas distrações.

Muitas vezes, é difícil estudar nessa época do ano, principalmente se imaginarmos que outras pessoas estão lá fora celebrando. Mas é importante lembrar, em primeiro lugar, o seu grande objetivo: passar no concurso. Só isso já deveria ser o suficiente, mas sabemos que não o é; por isso, volte ao cronograma previamente realizado e observe que há períodos realizados para o lazer e o descanso.

Visto dessa forma, ficará mais fácil se concentrar nos estudos, mas existem outros passos que podem ajudar:

Não estude em lugares barulhentos

Como a praia ou a praça de alimentação de um shopping. A quantidade de distrações nesses lugares é imensa, e seus estudos darão em nada. Deixe para ir a esses lugares nos horários que você mesmo estabeleceu. A não ser que sua coach passe uma atividade pontual e expressa de atenção seletiva pedindo que faça um simulado em plena praça de alimentação – risos.

Brincadeiras à parte, essa é uma das atividades que passo nos meus treinamentos, mas o fato aqui é que você precisa ter um ambiente tranquilo para praticar o seu foco e sua concentração até que atinja o estado de flow em seus momentos de estudo.

Desligue o celular ou coloque em modo avião

Smartphones com notificações e joguinhos são uma distração que pode consumir horas sem perceber. Você pega o aparelho para ler uma mensagem e, quando se dá conta, perdeu um grande tempo com bobagens. Parece até que foi pegar o celular para ler uma mensagem e caiu na caverna do dragão e nunca mais conseguiu sair – risos.

Dialogue com os amigos e a família

Informe que está em um objetivo de vida e que não pode ser incomodado, nos tempos que determinou em seu cronograma para estudar. O cônjuge, os pais e os filhos vão querer a sua merecida atenção, afinal eles te amam, porém avise-os que você reservou períodos para fazer isso e que não deve ser interrompido enquanto estudar para concurso.

Não estou dizendo que será fácil, mas com força e foco você consegue. Eles querem sua atenção porque te amam, e você abre mão disso porque os ama e quer ter condições de proporcionar o melhor para eles.

Se você ceder, cada vez ficará mais longe a realização desse sonho de impactar, mudar, transformar e melhorar não só a sua vida, mas de toda sua família que você tanto ama. Então, se preciso, engaje toda a família nessa meta e divida o seu cronograma com eles para se sentirem incluídos.

Lembre-se de que não é o caso de isolar a família, mas sim se dedicar a fazer uma coisa de cada vez. Quando estiver almoçando ou vendo um filme com sua família, esteja 100% presente para isso, quando estiver estudando, esteja 100% presente para isso.

Evite intervalos muito curtos

Você não precisa ir ao banheiro a cada dez minutos, leve água e algum alimento como uma fruta para o seu local de estudos, não deixando que essas atividades se tornem pequenas desculpas para parar o tempo todo. A sua mente vai jogar contra você. Não permita que ela te vença.

Ou você controla sua mente, ou ela irá controlar você. Sim, os intervalos são necessários, mas também precisam entrar na disciplina, mesmo durante as férias. Eu aconselho aos meus coachees e alunos a cada 30 minutos fazer uma pausa de 5 minutos. Utilizamos aqui a técnica pomodoro um pouco adaptada para concursos públicos.

5) Procure ajuda profissional

estudar para concurso - Procure ajuda profissional qualificadaO tempo para estudar para concurso durante as férias é curto e precisa ser aproveitado da melhor forma possível. Se você nunca prestou concurso ou já é um concurseiro experiente, mas sente que está estudando da forma errada, procure profissionais para auxiliar em sua demanda.

Um coach pode ser uma excelente ideia para ajudar na prática em sua rotina de estudos e a você render mais em menos tempo, mas você também pode procurar professores especializados e profissionais da área na qual deseja atuar.

Claro que essas ações demandam algum investimento, mas, em virtude do seu tempo mais curto e da sua vontade de curtir as férias, eles podem ser de grande valia para transformar esse período de estudos intensivos nos resultados que você realmente quer.

Em suma, organize suas folgas previamente, estude priorizando as matérias mais difíceis e complicadas, tenha foco evitando as distrações, não deixe de viver no período e procure ajuda se necessário. Dessa forma, a tão desejada vaga é questão de tempo.

Quer conhecer mais técnicas para conseguir a tão sonhada aprovação? Cadastre-se em nosso Festival de Verão e acompanhe 1 semana de conteúdo 100% online e 100% gratuito. Clique aqui ou no banner abaixo.

imagem - festival de verão - para passar em concurso público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *