Concurso PCDF – 1800 vagas previstas (Escrivão e Agente) – Plano de Estudos e Treinamento GRATUITOS | 7 Passos para você ser APROVADO

Tempo de leitura: 8 minutos

Concurso PCDF, Plano de Estudos para PCDF, Edital PCDF, Como passar na PCDF, PC-DF

“O primeiro requisito para o sucesso é a habilidade de aplicar incessantemente suas energias físicas e mental a qualquer problema, sem se cansar. ” (THOMAS EDISON)

concurso PCDF, Policia Civil DF

Segundo informações do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), atualmente, encontram-se vagos nada menos que 4.328 cargos. O quantitativo de vagas é referente a Lei nº 12.803, de 24 de abril de 2013, que fixa o quantitativo de pessoal para a estrutura da PCDF. O número de vacâncias é alarmante para os cargos que contam com concurso solicitado.

A situação atual do concurso da PC-DF (PCDF / POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL) é que está quase saindo o edital para Escrivão, e logo sairá de Agente. Logo, se você realmente deseja uma das centenas de vagas nesse certame, leia esse artigo até o final. Vamos liberar Plano de Estudos e um Treinamento totalmente gratuito.

São 300 Vagas Autorizadas para Escrivão da PC-DF (PCDF / POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL) e 1.500 Previstas só para Agente da PC-DF. Além disso, o Governador anunciou no dia 19.02.2019 a equiparação histórica da remuneração da PC-DF com a PF, o que representa um incremento de 37% no subsídio.

Concurso PCDF - 1800 vagas previstas (Escrivão e Agente) - Plano de Estudos e Treinamento GRATUITOS | 7 Passos para você ser APROVADO
* Subsídio sem os 37% de incremento previstos

A renovação, segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), é necessária porque o quadro de servidores da corporação está defasado em 50%.

“Tivemos muitas aposentadorias e também é preciso fazer uma reposição contínua. O ideal seria termos 8,9 mil agentes. Hoje, no entanto, contamos com cerca de 4,5 mil, sendo que 300 estão no sistema penitenciário”, explicou o presidente da entidade, Rodrigo Franco.

ARTIGO PCDF - Concurso PCDF, Polícia Civil DF

1-INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO DA PC-DF (PCDF)

Banca da última prova da PCDF e ano: CESPE / 2013
Quantidade de questões: 120 (Estilo Certo ou Errado, uma errada anulando uma certa)
Redação: Sim.
Remuneração inicial: Até R$ 13 mil.
Escolaridade: Nível Superior em qualquer área (Além da CNH, a partir da categoria B)
Cargos: Agente e Escrivão
Disciplinas exigidas no último edital: Português, Raciocínio Lógico, Atualidades, Informática, Noções de Estatística, Leis especiais, Processo penal, Penal,  Constitucional e Administrativo.

2-REQUISITOS PARA SER ESCRIVÃO DA PC-DF (PCDF)

Escolaridade – De acordo com o edital de 2013, era exigido do candidato diploma, devidamente registrado, de graduação em nível superior em qualquer área de formação. Porém, atenção! O edital foi expresso ao exigir graduação de nível superior em bacharelado, ou seja, em tese, não cumpria os requisitos candidatos com graduação em licenciatura ou tecnólogo. Como a área policial costuma aceitar tecnólogos, muitos entraram na justiça e tiverem parecer favorável, logo, devemos aguardar o próximo edital para ter certeza de fato sobre tal exigência.

Habilitação – também foi posto ao candidato possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior em plena validade.

Regime de trabalho – o candidato aprovado estaria sujeito a regime de trabalho de dedicação integral, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada.

Exame Toxicológico – O candidato, no ato da inscrição, deveria autorizar a coleta de material para a realização de exames antidrogas, a qualquer tempo, no interesse da PC-DF, sob pena de eliminação no concurso.

3-FASES DO CONCURSO DA PCDF

É sempre importante lembrar a peculiaridade dos concursos policiais, uma vez que não se encerram nas provas objetivas e discursiva. O concurso de escrivão da PC-DF de 2013 foi divido em duas etapas:

Primeira etapa

Consistia nas seguintes fases:

Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório
Conhecimentos básicos com 50 itens no total
Conhecimentos específicos com 70 itens no total
Prova discursiva – de caráter eliminatório e classificatório
Redação de texto dissertativo de até 30 linhas, abordando temas relacionados ao conteúdo programático, valendo 20 pontos.

Bloco de conhecimentos básicos – ao todo 50 itens: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de informática, Noções de administração, Noções de estatística

Bloco de conhecimentos específicos – ao todo 70 itens: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Penal Extravagante, Legislação Específica

Prova de capacidade física – somente caráter eliminatório;
Prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório, visa avaliar a capacidade do candidato, com deficiência ou não, para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Teste de barra fixa
Flexão abdominal
Meio sugado
Corrida de doze minutos

Exames biométricos e avaliação médica – caráter exclusivamente eliminatório

Prova prática de digitação – caráter exclusivamente eliminatório
Prova prática valeu 5,00 pontos
Consistiu na digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC, em qualquer  tipo de teclado
Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior 2,50 pontos;

Avaliação psicológica – de caráter eliminatório 

Sindicância de vida pregressa e investigação social – de caráter eliminatório 

Avaliação de títulos

Segunda etapa

Curso de Formação Profissional – de caráter eliminatório e classificatório

4-ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF):

Agente da Polícia Civil

  • Realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais;
  • Coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública;
  • Executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações;
  • Dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais.
  • Executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Escrivão

  • Cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial

5-PLANO DE ESTUDOS PARA POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL (PCDF)

Planejamento de Estudos didático para PC-DF com previsão de 6 horas diárias.

Sugiro que analise quantas horas possui disponível de estudo por dia, e que divida entre os 3 tempos de estudos. Exemplo: Se possuir 3 horas, coloque 1 hora para cada tempo de estudo abaixo.

Plano de Estudo Concurso PCDF - Polícia Civil DF

Sábado costumamos fazer uma revisão aqui no Falcão Negro (Nossa mentoria para carreiras policiais) com base em questões do assuntos vistos durante a semana, e no domingo simulados para o cargo que está se preparando.

O plano de estudos é a espinha dorsal de uma boa preparação para concursos públicos, por isso, vou deixar uma aula aqui abaixo para que você aprenda mais sobre planejamento, não se preocupe é gratuita, não de assistir.

AULA GRATUITA – COMO CRIAR UM PLANO DE ESTUDOS PARA PCDF

 

6-DEFINA METAIS MENSAIS POR DISCIPLINA DA PCDF E GERAL

É muito importante que você defina metas mensais por disciplina do seu edital. Por isso, liste todas as disciplinas cobradas, e estipule metas a cada simulado. Faça simulados, verifique, e realinhe suas metas.

Parece simples, mas a maioria reprova justamente por não fazer isso. Então, não deixe de estudar com metas.

Como assim Gabi? Assista esse vídeo aqui abaixo que eu explico como:

 

7-ESTUDE COM O EDITAL VERTICALIZADO – ESCRIVÃO DA PC-DF

O edital verticalizado é o arquivo que você vai utilizar para controlar as matérias estudadas. Por isso, vamos liberar o edital que nossas turmas utilizam.

edital verticalizado para Concurso pcdf - Policial Civil DF

Clique aqui ou na imagem acima para baixar gratuitamente o edital verticalizado para PCDF

Aproveite,  e assista ao vídeo abaixo, no qual eu explico como estudar com edital verticalizado.

 


TREINAMENTO GRATUITO PARA ÁREA POLICIAL – PCDF, PF, PRF E OUTROS

Agora que você já “pegou” as 07 melhores dicas para ser aprovado no concurso da PCDF, vou liberar um treinamento gratuito de 04 aulas para que você possa potencializar a sua preparação e ser aprovado mais rápido do que imagina. Vamos nessa?

Treinamento gratuito para Concurso pcdf - Policia Civil DF

✅ AULA 1 – Como conciliar 02 ou + concursos policiais?
✅AULA 2 – Como criar um plano de estudos para PCDF, PF ou PRF?
✅ AULA 3 – Como criar mapas-mentais em menos de 10 minutos?
✅AULA 4 – Como ser aprovado na PC-DF em menos de 01 ano? 

Não deixe de participar desse treinamento, é muito conteúdo, e cada aula possui um material de apoio para você baixar. Anote tudo, coloque em prática, seja aprovado e volte para me contar.


DICA DE BIBLIOGRAFIA DE ESTUDOS PARA PCDF E CONCURSOS POLICIAIS

Eu sempre indico montar sua própria bibliografia, escolhendo os melhores materiais do mercado. Vou deixar aqui abaixo uma sugestão do material para PCDF que minhas turmas policiais mais tem usado para serem aprovados. Clique no banner abaixo e confira:

gran cursos - Concurso PCDF - Policia Civil DF


…. E se você gostou desse artigo, ajude-me a compartilhar com o maior número de pessoas, envie para seus amigos e grupos. Um forte abraço, vejo você aprovado!

Concurso PCDF - 1800 vagas previstas (Escrivão e Agente) - Plano de Estudos e Treinamento GRATUITOS | 7 Passos para você ser APROVADO
Equipe Visão & Foco | Gabriela Melo

 

15 Comentários


  1. Moro em outro estado e gostaria de saber se posso participar do concurso e fiquei em dúvida também em relação a questão da formação superior,pois possuo licenciatura em letras e pelo que li,no edital de 2013 pedia que o candidato tivesse bacharelado.Grata desde já pela atenção.

    Responder

    1. A questão da formação ainda é uma incógnita, só saberemos como o novo edital. No último não previa tecnólogo, mas muita gente conseguiu na justiça, pois a regra geral é aceitar sim. Abs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *