Coaching, Motivacional e Desenvolvimento

9 verdades que nunca te contaram sobre os aprovados em concurso público

Gabriela
Escrito por Gabriela em abril 21, 2016
Receba lembretes por e-mail sempre que eu postar um conteúdo novo

SEJA AVISADO DAS MINHAS LIVES GRATUITAS

shutterstock_103310657_2

Oi, tudo bem? Esse artigo vai mostrar como você ser aprovado em concurso público de uma forma que você nunca viu. Ou melhor, vai mostrar exatamente o que os aprovados fazem. Ficou mais longo do que o de costume, mas vai valer a pena, prometo. Fique comigo.

Muitos são inscritos, mas poucos são aprovados

Primeiramente eu quero começar com 2 notícias que registram bem como a quantidade de inscritos em concursos está cada vez maior, veja:

concurso-inss
INSS, 2016

concurso-caixa
CAIXA, 2014

Ser aprovado é uma escolha

Quando uma pessoa decide estudar para concursos, ela naturalmente acada sendo um dos 3 tipos abaixo, ou ainda, com o passar do tempo evoluindo de um para o outro:

aprovado-concurso2

Aluno / Estudante – Aquele que segue o que é ensinado. Assiste às aulas e lê muito. Não chega nem próximo da exaustão.

Concorrente – Aquele que segue tudo que é ensinado e mais um pouco. Assiste às aulas, lê muito e cria ou adapta. Para na porta da exaustão.

Aprovado – Aquele que segue tudo, cria, adapta, vai além, ultrapassa seus limites, não para nunca. Executa e faz o que tem que ser feito, faça chuva ou faça sol. Ele é um aprovado e estar aprovado é uma questão de tempo (muito breve). É amigo íntimo da exaustão.

Um pouco sobre mim e como fui sempre fui aprovada mesmo antes de passar em concurso

Eu sempre fui do tipo “aprovado”. Lembro de quando trabalhei de domingo a domingo em 2 empregos para poder pagar minha faculdade e mesmo assim fui aprovada no concurso para militar de carreira da Marinha do Brasil, onde eu servi durante 6 anos da minha vida.

Lembro de quando trabalhava cerca de 90 horas por semana (fins de semana, feriados, madrugadas, etc) e mesmo assim quando tinha que escolher entre dormir ou estudar, eu escolhia estudar.

Eu sabia que aquilo poderia ser pouco em vista de tudo que todos que estudavam de verdade para concurso faziam, mas definitivamente o que eu fazia era mais do que eu realmente poderia fazer.

O que me faz pensar que vencer não é fazer mais do que o outro faz, mas fazer constantemente mais do que você realmente pode fazer. Ou seja, é ultrapassar os seus próprios limites, dia após dia. É manter a constância no seu propósito, acreditar no seu sonho, independente das circunstâncias.

Recentemente eu tomei conhecimento de um livro chamado Relentless do Tim Grovel (treinador de um dos melhores do mundo no que fazia, Michael Jordan). Inclusive Michael Jordam está na lista das pessoas que mais admiro no mundo. Sua paixão, dedicação, determinação… É realmente pura inspiração para qualquer um que deseja ser o melhor naquilo que se propôs a fazer.

relentless-livro

Mas o fato é que esse treinador ao escrever o livro classifica as pessoas que estão em busca do sucesso ou de vencer em 3 tipos. Como eu separei bem aqui no início do artigo (claro com as devidas adaptações para nossa realidade). Mas, de acordo com Tim, o terceiro tipo é o chamado “cleaner”, exatamente o tipo que ele enquadrou o Michael Jordan.

Ele diz que Michael Jordan simplesmente recebia e executava tudo que era ensinado e pedido fazia chuva ou fazia sol. Possuía bem claro em sua mente onde queria chegar, quem era e o que precisava fazer. Certamente aquilo que a maioria não faz. Alguma semelhança com os aprovados em concurso público?

Tim Grovel cita 9 itens presentes na vida de um “cleaner”, que eu adaptei levemente para a vida do “Aprovado” de acordo com toda minha experiência ao longo dos 12 anos fazendo provas e concursos, e um bom tempo acompanhando concurseiros e aprovados. Confira no texto e imagem abaixo.

9 verdades e características que nunca te contaram sobre os aprovados em concurso público

1-Você continua executando, estudando e treinando forte enquanto todos já pararam ou se deram por satisfeitos.

Você está contente e grato, mas nunca satisfeito. Você quer cada vez mais dá o seu melhor. Você exige isso, não se satisfaz com pouco. Ser bom para você não basta, você quer ser o melhor.

2-Você desliga tudo ao seu redor.

Você se desconecta e controla o incontrolável, como sua mente, distrações e ambientes. Ativa sua atenção seletiva, foca, se teletransporta enquanto estuda.

3-Você sabe exatamente quem você é e não quem você está.

Você é um aprovado, concursado, feliz, realizado, um exemplo de superação. Você sabe quem você é, independente da fase atual da sua vida, de quem você esteja sendo.

4-Você tem um pouco do lado negro da força.

Você tem um pouco do lado negro da força (risos) que se recusa a ser ensinado a ser bonzinho (a ser como a média das pessoas são). Seu lado negro faz com que você não pare NUNCA mesmo quando todos te chamam de louco e te incitam a parar, descansar, desistir. Te faz ser arrogante o suficiente para não ouvir nada e ninguém, apenas sua vontade de vencer, pois você o futuro que ninguém vê: você vivendo o melhor dessa vida através de uma vitória vinda do seu próprio esforço.

5-Você não se intimida com a pressão.

Você não se abate com a responsabilidade, tão pouco se melindra com a quantidade de inscritos em um concurso. Muito menos com comentários de família, amigos, conhecidos. Você não se intimida!!! Sendo operacional ou não, você é faca na caveira e possui sangue nos olhos.

6-Você é a pessoa que eles procuram.

Você é a pessoa que eles procuram quando começam a estudar, quando querem melhores resultados, quando não acreditam ser possível, quando estão desesperados ou perdidos. Você é a pessoa a quem pedem dicas, técnicas, motivação, conselhos… Sabe por quê? Porque é consistente no que quer, não se desespera e mantém seu mundo interior em equilíbrio com seu mundo exterior. Porque você atingiu o que raras pessoas atingem. Algumas pessoas não se importam com seus resultados e por isso são consideradas medíocres (aqui não se cresce), outras se importam tanto, se importam excessivamente e são consideradas perfeccionistas (aqui não se sabe lidar com as falhas), mas você conseguiu a arte de combinar os dois tipos! Você se dedica ao extremo, sendo perfeccionista na sua preparação, mas não se abala com as falhas, não se importa com os nocautes que essa jornada vai te trazer. Porque você sabe que as falhas virão. E você sabe ser o que é preciso ser no momento que é preciso.

7-Você toma decisões e não faz sugestões.

Você sabe a resposta enquanto todos ainda fazem perguntas. Não é porque você sabe tudo, ninguém sabe tudo. Mas é porque você treinou e treina tanto, confia tanto na sua trajetória que praticou de forma incomum a ouvir a sua intuição. E enquanto todos possuem dúvidas e perguntas, você sabe calar a mente e ouvir a sua intuição que foi treinada ao longo de toda sua trajetória.

8-Você é viciado em resultados, metas e desafios.

Você não tem que amar o seu trabalho, todas as suas matérias e tudo o que faz para ser aprovado em um concurso público. Mas você tem que ser viciado pelos resultados, cumprimento de metas e desafios. Porque você sabe que você tem que aprender fazer as coisas que odeia para ter sucesso. E enxergando isso como um pedaço do seu caminho para o sucesso e de tanto fazer você passar a gosta, sabe por quê? Porque isso vai gerar resultado e consequentemente sucesso, e por esses fatos, você também acaba se apaixonando pelo o que odeia. (Louco? Mas verdadeiro na vida de que tem compromisso com o seu sonho e é um “cleaner” ou também “aprovado”).

9-Você não reconhece / aceita a falha.

Você sabe que existe mais de uma maneira de conseguir o que você quer.

A sua mente é blindada e não aceita problemas sem soluções. Quando o problema surge, você foca na solução e não aceita os problemas, pois você sabe, que para cada um problema existem várias maneiras de resolvê-lo.

Você pensa “Ou eu quero ser aprovado, ou eu não quero, não existe meio termo. Eu sei que falhas e problemas vão ocorrer, mas quando vierem eu terei mais de uma maneira para vencer e conseguir o que eu quero… porque eu quero de todo meu coração”.

Se você se identificou nesses itens, parabéns! Você é um aprovado, independente se você já passou ou não em um concurso público. Isso será consequência do seu estilo aprovado de viver.

Caso tenha gostado desse artigo, ou tenha pensado em algum amigo, envie para ele. Se você acha que pode ajudar alguém com essa informação, compartilhe. Você estará ajudando-o e me ajudando a divulgar meu trabalho.

Um forte abraço meu amigo, vejo seu nome no DOU!

DOU = local que os nomes de todos aprovados são gravados!

Criei uma imagem com tudo que conversamos aqui hoje de forma bem resumida, clique abaixo para ampliar ou imprimir. =)

tipos de concurseiro

Precisando de dicas, técnicas e motivação?
IMG-20160809-WA0077

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Replies to “9 verdades que nunca te contaram sobre os aprovados em concurso público”

Cibele Machado

Essa sou eu, me enquadro perfeitamente nesses itens 😉

Emerson

Gabriela, tudo tem sentido pra mim. São postagem como essa que chega no momento exato que precisamos pára dar uma guinada na vida. Gostei muito. Valeu?

Gizely

Gabi, é isso ai! Treinar, treinar e treinar … e desistir, Nunca. E me render, jamais!! =)
Valeu ter te conhecido!

Vanessa Pinheiro Lemos

Olá Gabi,

Sempre fui do tipo ” aprovado” na vida.
Quando me proponho fazer algo, me entrego de verdade.
Chegou o momento de avançar, ainda tenho tempo.
Parabéns pelo conteúdo do site!

Gabriela Melo

tmj =)

sucessovitoria.100@hotmail.com

OBRIGADO.

Madalena Sousa

Muito bom o artigo Gabi, parabéns!!!

Enquadro-me!

flavio

gabriela eu gostei das informaçoes dos itens que voce divulgou,pois ajuda a ter um certo animo de motivaçao,dedicaçao,vontade e interesse de incentivar a todos a ter visao e foco dos melhores resultados ,obrigado e tenha sucessos nas suas divulgaçoes!

Gabriela Melo

Obrigada pelo carinho. Tmj!

Marília

Showwww!!! Caminhando sempre em busca da melhoria constante… De superar os limites! Só não aprendi ainda a dominar o sono, AINDA! rsrsrsrsrs
Obrigada por compartilhar conosco suas histórias Gabriela. Elas nos motivam e nos inspiram!

Gabriela Melo

Qualquer dia faço um artigo sobre como vencer o sono heheh

juliana pereira

oi Gabi,
Essas matérias sempre ajudam quando estou desanimada,então
me fortaleço nas suas palavras:vai não desista!!!
Vc tem que :tira casaco,põe casaco

Gabriela Melo

Isso aí Juliana =)

Luciana corsino

Gabi, só tenho uma coisa a te desejar, você é um exemplo para mim,
ja falei mil vezes, eu não desisto por sua causa, eu sou aprovada, eu vou passar e você virá festejar comigo

Gabriela Melo

Não tenho dúvidas! Vamos tirar uma foto bem bonita no dia da sua comemoração =D