Picture of Gabriela Melo

Gabriela Melo

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Como se organizar para estudar? 5 dicas de organização para que você se estude mais em menos tempo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar” (John L. Beckley)

Vamos aprender de uma vez por todas por que é tão importante se organizar para estudar? 

A organização é um fator relevante para o sucesso em diversas áreas de nossas vidas. Por isso, o objetivo desse artigo é te ensinar a como se organizar para estudar mais em menos tempo.

Desde os processos mais simples e cotidianos como lavar a louça até os mais complexos relacionados a procedimentos do trabalho, realizar as atividades de forma organizada nos ajuda em uma melhor execução e em um melhor aproveitamento do tempo disponível.

É por isso que falaremos do quão importante é, para os concurseiros, a realização de um plano de estudos estratégico totalmente alinhado com sua rotina de vida. Ele é elucidativo para que cada um entenda o quanto e o que precisa estudar, de que forma esses estudos devem ser realizados e o mais importante: quanto tempo há disponível (ou não) para a realização dessas atividades.

Então, vamos dar 5 dicas para que aprenda como se organizar para estudar e  para que tenha mais chance de ser aprovado em um concurso mesmo que tenha pouquíssimo tempo para estudar.

Como se organizar para estudar? 5 dicas de organização para que você se estude mais em menos tempo

#1 – Leia o edital (que está aberto ou o último do seu concurso) e crie um arquivo com Informações, Edital e Plano de Estudos

Vivemos em um mundo muito corrido e estressante. Trabalhamos, estudamos, cuidamos da casa e família e ainda resolvemos nos tornar concurseiros dada a necessidade de se conseguir um emprego que traga a combinação tão desejada entre renda, estabilidade, realidade pessoal, e segurança financeira.

Daí escolhemos a vaga desejada e vemos que o edital é um documento enorme. O que fazemos? Damos aquela lida por cima, apenas nos detalhes mais importantes, afinal tem muita informação e temos pouco tempo disponível. Certo? Errado!

O primeiro passo para a construção de um bom planejamento e uma boa organização nos estudos é justamente conhecer as regras do jogo e elas estão todas lá no edital.

Por isso, leia com calma todo o documento, pois é lá que você encontrará as matérias que deve estudar e isso será muito importante no planejamento que fará em seguida. Se possível, imprima esse material e marque as partes mais relevantes e importantes para consulta posterior.

Aqui no Visão & Foco nós fazemos esse “trabalho” para você. Lemos, interpretamos, extraímos, e criamos o chamado Edital Verticalizado.

Um arquivo com as principais informações do concurso, conteúdo programático verticalizado e ainda modelos de plano de estudos para as mais diversas realidades. Veja alguns prints abaixo:

Guia Informações

Nessa guia colocamos as principais informações do concurso. Qual cargo? Escolaridade exigida? Disciplina, quantidade de questões, e outros.

Guia Técnico Administrativo (Conteúdo Verticalizado):

Guia Técnico – 4h com aula (Plano de Estudo):

Seria impossível mostrar tudo aqui em único artigo, normalmente eu levo 1 hora na mentoria com as turmas ou individual explicando todo o arquivo e o plano de estudo.

Cada mentorado do Visão & Foco pode escolher um concurso para que minha equipe e eu criemos todo o arquivo, estrutura, e estratégia de forma a facilitar a extração e interpretação do edital, e ainda já entregar “mastigado” o plano de estudos estratégico de acordo com sua rotina e individualidade. Incrível não é?

Para que você entenda ainda mais, segue vídeo sobre Edital Verticalizado:

#2 – Analise a sua rotina 

A segunda dica de como se organizar para estudar é analisar de verdade sua rotina, e ser honesto com seus tempos disponíveis.

Se você deseja ser um concurseiro de sucesso e ser aprovado ainda esse ano, entenda: além de fazer do estudo um hábito diário, terá que ter clareza quanto a sua rotina para então criar uma rotina de estudos compatível com esta.

Portanto, analise, pense e anote quantas horas você gasta trabalhando, indo à faculdade, a eventos sociais, com a família e outros compromissos fixos.

Encontre dentro dessa rotina as horas disponíveis para realizar seus estudos (ou seja, as horas que “sobram” depois de todas tarefas obrigatórias) e crie um plano de estudos para ser cumprido nessas horas disponíveis.

Caso sua rotina seja muito intensa, e tenha pouco tempo disponível para o estudo. Estude sempre que “vagar” horários, e caso não “vague”, crie essas oportunidades de tempos vagos. Pode ser em parte do tempo do seu almoço, no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa ou eliminando atividades supérfluas.

Entenda, não existe falta de tempo, na prática, existe o que é prioridade para você.

Eu te pergunto, o quanto ser aprovado ainda esse ano é uma prioridade para você?

Caso você tenha menos de 2 horas para estudar, clique aqui e assista a esse meu IGTV.

É importante que você tente ao máximo não sacrificar horas de sono, alimentação e descanso. Isso porque, se você não dormir bem ou deixar de se alimentar e hidratar, suas horas de estudo não serão bem aproveitadas.

Mas cá entre nós, houve um tempo que trabalhava 90 horas por semana, era militar de carreira da Marinha do Brasil, e muitas vezes tive que escolher entre dormir ou estudar.

Além disso, durante toda minha vida eu nunca vi pessoas que vieram de baixo (como eu vim) vencerem sem pagar o preço (seja de tempo, sono, ou até mesmo investimentos financeiros).

A pergunta é: você está disposto a pagar o preço?

Veja esse vídeo curtinho sobre como planejar uma rotina de estudos:

#3 – Priorize as matérias mais importantes

Se você já fez a conta de horas disponíveis e já cortou todos os horários supérfluos da sua rotina, mas ainda assim está faltando tempo, isso significa que é necessário fazer uma priorização dentro do seu plano de estudos.

Afinal, como se organizar para estudar tendo pouquíssimo tempo para estudar?

Estude mais as matérias com maior pontuação na prova ou aquelas em que você tenha mais dificuldade.

Se já é muito bom de matemática, por exemplo, foque nas matérias de humanas e tente um equilíbrio maior na pontuação geral; já se você é mais fera em língua portuguesa, talvez seja melhor focar em outra disciplina e assim por diante.

É claro que o ideal é estudar tudo, mas, como não se pode fabricar tempo, a priorização é uma boa saída para concurseiros sem muito tempo disponível.

Logo você pode ter um tempo menor para revisões, questões e manutenção do conteúdo das disciplinas que domina mais. E um tempo maior para as disciplinas que possui mais dificuldade.

Mas não esqueça de fazer simulados para sempre verificar de fato suas dificuldades. Aqui no Visão & Foco oriento a pelo menos fazer simulados mensalmente, e logo depois a atualização do plano de estudos.

#4 – Faça alterações se necessário

Pessoas são diferentes, têm formas diferentes de fazer as coisas e isso também acontece com o aprendizado. Por isso, você é a pessoa mais indicada para analisar se o seu plano de estudos está funcionando como deveria. Claro, testando na prática, analisando seus rendimentos. Não basta só “achar”, por isso é importante colocar o seu plano em teste, com simulados por disciplina ou geral.

Outro fator passível de mudanças é o horário ideal para se estudar. Se você acorda cedo e bem disposto, procure estudar nesse período; mas se você prefere a calma das noites e tem dificuldade para acordar cedo, então estude durante a noite ou até de madrugada, desde que esses sejam os horários mais confortáveis. Tenha clareza sobre qual momento do dia você é mais produtivo para estudar.

Estas dicas para a produção de um plano de estudos o ajudarão a se planejar e aumentarão sensivelmente as suas chances de sucesso, mas de nada adiantam as dicas se você não for uma pessoa disciplinada e seguir o plano que você mesmo determinou.

#5 – Manual Completo e Gratuito – Como Conciliar o Trabalho e Outras Áreas da Vida com o Estudo?

Clique aqui ou na imagem acima para baixar o livro em formato digital

Nesse livro digital eu vou te apresentar dicas essenciais que vão te ajudar a organizar sua vida para estudar mais em menos tempo. No final dele tem também um Mapa da Semana ( Cronograma de Vida e Estudos para ser preenchido de acordo com os exemplos ensinados ).

Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo 🙂

Ah, não esqueça também de seguir nosso Instagram @visaoefoco.com.br

Um forte abraço.
Vejo teu nome no DOU!

More to explorer

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Replies to “Como se organizar para estudar? 5 dicas de organização para que você se estude mais em menos tempo”

Paulo

Beijão Gaby, sucesso sempre tá bom.

Josiane

Obrigada Gabi!!

Weberti Luiz

Excelente… Ótimas dicas Gabi! Show de bola…

Tatiana

Obrigada Gaby estou seguindo as suas dicas.

CLAUDIO

Muito obrigado, Gabi!!!!

Billidhol de Oliveira Mateus

Gabi, bom dia, Gostaria de lhe dizer que antes das suas dicas eu não acertava mais que 55% da prova. Fiquei muito feliz que após ver seus videos no Youtube, fiz uma prova no ultimo dia 25 e acertei 52 de 60 para uma vaga de Analista!! \°/ ..
Espero ser um coachee seu (assim que arranjar dindin!)para avançar ainda mais nos estudos.

Ana Cristina

Muito obrigada Gaby, por compartilhar todas essas dicas. Amei!!!

09 Aplicativos para concursos que ajudam a turbinar os estudos

[…] matérias em que possui maior dificuldade, e assim reforçar o conteúdo dessas disciplinas em seu planejamento de estudos para […]

Cristiane Nogueira

Vc é muito maravilhosa, material de muita qualidade.

Obrigada!