Técnicas de estudo, aprendizagem e dicas

7 Fatores pouco conhecidos sobre a Semana Anterior à Prova que podem por em risco Sua Aprovação

Gabriela
Escrito por Gabriela em abril 14, 2016
Receba lembretes por e-mail sempre que eu postar um conteúdo novo

SEJA AVISADO DAS MINHAS LIVES GRATUITAS

shutterstock_45134770

Oi, tudo bem? Vamos “falar” sobre os 7 fatores decisivos na semana anterior à prova?

Não há nada que eu possa dizer que faça com que você se sinta melhor, mais calmo e mais preparado na sua semana anterior à prova. Mas acredite, eu sei o quão tensa é essa semana. Já passei por isso dezenas de vezes. Mas nem uma véspera de prova foi tão agonizante para mim quanto a PRF-2013 (até então era o meu sonho de consumo).

Na verdade a TPP (Tensão Pré Prova) me pegou duas semanas antes, estava ainda no meu processo de baixa (ou seja, trabalhando em um quartel aqui no RJ), e exagerei no uso de energético. Quando chegou na terça-feira anterior à prova, eu cheguei do serviço umas 17 horas, uma enxaqueca fortíssima, uma tremedeira, tomei banho, comi e deitei, e acordei no outro dia um pouco depois das 12 horas (minha mãe perguntando se eu estava bem).

Bater na porta da exaustão não era mais novidade para mim, assim como não ter limites. Eu sempre fui muito obcecada pela vitória, mas se eu pudesse voltar ao tempo, faria muita coisa diferente –como fiz em outros concursos que passei. Mas infelizmente na época não tinha a orientação e os recursos que tenho hoje (que utilizo para ajudar tantas pessoas).

Continuando, a prova da PRF tinha 120 questões, respondi 90, deixei 30 em branco, fiz 64 líquido (Há quem diga que é impossível fazer acima de 60 pontos líquidos respondendo só 90 questões, bem eu fiz, classifiquei, mas reprovei na discursiva).

7 Fatores pouco conhecidos sobre a Semana Anterior à Prova que podem por em risco Sua Aprovação

1-NÃO SE COBRE!

Você já fez tudo, absolutamente tudo que poderia fazer (caso não tenha se dedicado para valer, essa mensagem não é para você, pois você ainda não entendeu o que é ser concurseiro nos tempos atuais – risos). O que você aprendeu, aprendeu, o que não aprendeu, não aprenderá até domingo.

Logo, tenha consciência tranquila que você fez tudo o que poderia fazer na medida do SEU POSSÍVEL. Logo, se você fez todo seu possível, respire fundo, tenha fé, e deixe o impossível nas mãos de Deus.

2-NÃO SE MATE NA VÉSPERA, SE POUPE PARA DOMINGO

Se hoje é quinta-feira e sua prova é domingo, acredite, você não fará milagre até lá. Ou você está preparado para essa prova ou não. Não é a hora de se matar, e sim de revisar.

3-CONCURSO É IGUAL A BISCOITO, VAI 1, VEM 18.

Foi o que falei uma vez para mim e para alguns amigos. Lógico! Tem gente que age como se fosse o fim do mundo reprovar em uma prova. A cada concurso que você reprova é experiência e bagagem que você acumula, até que um dia você encontrará uma prova que “encaixe” exatamente em toda sua bagagem.

Então não se abale agora, mantenha a calma, se você reprovar (o que é absolutamente normal) nem terá tempo de sofrer, porque logo vem outro concurso.

4-QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PERDER, NÃO MERECE GANHAR

Sempre falo isso. Chegará o dia que será a sua vez de vencer, mas até lá você vai perder muito, porque quem ta vencendo agora já perdeu muito antes.

Tenha humildade é o que te peço. Humildade para entender que tem gente sofrendo nessa vida de concurseiro e investindo há muito mais tempo que você e que provavelmente passará na sua frente.

5-“SUSTENTAI O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA”

Em vários momentos verdadeiramente ruins da minha vida eu ouvi a frase “sustenta”, é tipo um “engole o choro”. Eu te digo o mesmo hoje “sustenta”. Sustentou até agora, vai pirar na última semana? Sustenta o emocional, sustenta o psicológico, sustenta o teu plano de estudo. Sustenta cara! É só uma prova ok?

6-PASSAR NÃO SIGNIFICA VENCER

Quando reprovei no TAF da PCRJ um colega que conheci nas etapas e somos amigos até hoje falou algo para mim que nunca mais esqueci, ele na verdade fez uma postagem para mim que guardo com muito carinho. Uma parte falava assim “nem sempre os melhores são os que estão avançando no momento”.

Não é uma aprovação que te faz um vencedor, mas é sua postura diante das suas quedas, e é isso que eu quero ver, você numa atitude de vencedor. Você nasceu para vencer!

7-ESTAR PREPARADO NÃO É O ÚNICO REQUISITO PARA SER APROVADO

Entendi isso duramente. Reprovei na discursiva da PRF-2013, me endividei toda para fazer PC-DF e reprovei na discursiva aqui também, depois veio a PC-RJ e devido a uma lesão na coluna reprovei no TAF. Eu tinha absoluta certeza que eu estava mais que preparada, mas mesmo assim não era aprovada. Será por quê? Porque nem tudo está no nosso controle.

Não basta estar preparado, tem que saber fazer prova, controlar o emocional e entender que Deus tem um tempo certo para todas as coisas.

TÁTICA DA ÚLTIMA SEMANA – Dicas poderosas para a semana anterior ao seu concurso

https://www.youtube.com/watch?v=3WbNmUDXi9A

Um forte abraço. Da coach e amiga, Gabriela Melo

IMG-20160809-WA0077

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “7 Fatores pouco conhecidos sobre a Semana Anterior à Prova que podem por em risco Sua Aprovação”

Dayane Gabilan

Ameiiiii top de mais Gabi ! Você é linda escrevendo ♡

Laurênio Barros Espínola

Palavras fortes e sinceras!!! “nem sempre os melhores são os que estão avançando no momento”. Não é uma aprovação que te faz um vencedor, mas é sua postura diante das suas quedas, e é isso que eu quero ver, você numa atitude de vencedor. Você nasceu para vencer!

Taís Mendes

Preciso disso hoje

MONICA VALERIA PIMENTEL

Avante!!!

Julio

Gostei 🙂

Simone

Vamos avançar.

Patrícia

opa! Compreiiiiii
E quando passar quero q venha na posse.
Patrícia(“Catanhal/Pará Brasil)