É possível passar em concurso público com poucos meses de estudo? (+ Ebook c/ passo a passo gratuito)

Tempo de leitura: 12 minutos

Passar em concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Trabalhar para o governo significa estabilidade frente a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, difícil e muitas vezes pouco valorizado. Mas realmente é possível ser aprovado em poucos meses?

É possível passar em concurso público com poucos meses de estudo? (+ Ebook c/ passo a passo gratuito)

Passar em concurso público não significa apenas segurança financeira e estabilidade no cargo, mas também na vida, que pode agora ser planejada e contabilizar itens como a compra de um imóvel, o início de um negócio próprio em paralelo, educação das crianças ou até mesmo aquela viagem dos sonhos.

Quantas vezes nos vemos mudando de cidade continuamente atrás das melhores oportunidades na área privada para depois ver o negócio ruir e precisar recomeçar em outro lugar?

Já sabedores das vantagens do trabalho público, muitos brasileiros procuram por esses concursos assim que os editais são divulgados e entram em uma disputa que tem poucos vencedores e muitos derrotados.

Mas o que diferencia aqueles que passaram em concurso público? Por que algumas pessoas passam em poucos meses e outras não? O que será que eles fizeram de diferente que lhes garantiram a vaga? É o que descobriremos a seguir.

1-Defina a CARREIRA (ÁREA) pretendida

Muitas pessoas colocam na cabeça o desejo de passar em concurso público, mas não definem qual o cargo pretendido.

Elas ficam na internet ou nos jornais especializados procurando todo tipo de concursos disponíveis, se inscrevendo e estudando para eles na esperança de passar em qualquer um.

Conhece aquela pessoa que sabe tudo sobre concurso? Já fiz mil concursos? Possui 345 apostilas de português, 10 gramáticas e 20 curso?

Então… Os chamados concurseiros KIT CONCURSEIRO não são o exemplo a ser seguido. Essas pessoas possuem o  kit concurseiro, mas só faltam ser concurseiras de verdade – risos.

São pessoas com muita experiência em processos seletivos, mas nenhuma em passar em concurso público. Ficam a vida estudando e perdendo tempo, felizes em terem melhorado suas posições desde o último concurso, embora ainda não tenham sido aprovados.

Essas pessoas acabam por desestimular as outras, dizendo o quanto é difícil passar, como é preciso deixar de viver para estudar, como fica caro se inscrever em tantas provas diferentes e como o sistema é injusto. Mas não precisa ser assim.

O que falta para muitas dessas pessoas é definir qual é o cargo ou, pelos menos, a área (carreira) que desejam trabalhar, como por exemplo Tribunal, Administrativa, Policial, Fiscal, Bancária, etc.

Agora imagine que você é formado em Letras, mora em Santa Catarina e busca um cargo público de professor, por que perderia tempo estudando para um concurso na Justiça do Ceará?

Ao querer estudar para muitas áreas diferentes, você acaba tendo que se tornar especialista em dezenas de matérias diferentes, estuda muito e não aprende praticamente nada. O resultado é a falha no objetivo de passar em concurso público.

Em contrapartida, quanto mais você foca sua energia e ações em uma gama de matérias correlatas, o que acontece quando se escolhe uma área ou cargo, mais rápido o resultado chega.

No primeiro módulo do meu curso T7S – Treine em 7 Semanas para Passar eu explico muito bem isso, inclusive mostro uma tabela das matérias correlatas, veja abaixo:

Passar em concurso público Passar em concurso público Clique na imagem acima ou aqui para visualizar em alta resolução

Logo, minha primeira dica para você ser aprovado o mais rápido possível é escolha uma área para focar, torne-se especialista nas matérias correlatas dessa área.

Assim, quando abrir um edital de concurso você consegue analisar de forma racional quais são suas verdadeiras chances, e algumas vezes até mesmo fazer provas de outras áreas.

Muitas pessoas se preparam para fiscal e fazem também policial e administrativo. Ou se preparam para policial e fazem concursos administrativos. Ou se preparam para tribunal e faz administrativo também.

Ou seja, dependendo do seu rol de matérias correlatas, o que vier dentro das matérias e nível ou abaixo você consegue fazer. Guarde isso em seu coração “quem pode mais, pode menos”.

passar em concurso em menos de 1 ano

2-Entenda as regras, o que estudar e a importância do Edital Verticalizado

Todo concurso público é regido por um edital. Nesse documento estão todas as informações necessárias para os participantes, como a quantidade de vagas, a remuneração, o local de trabalho, o tempo para a convocação e o mais importante: o que e até quando estudar.

O que e até quando estudar vem descrito no edital em uma parte chamada Conteúdo Programático ou Objetivos de Avaliação / Conhecimentos.

Ou seja, o conteúdo programático do seu edital que define as disciplinas, e os assuntos em cada disciplina. Esses assuntos podem vir divididos em tópicos e subtópicos. Veja o exemplo abaixo, parte do conteúdo programático do Edital do MPU (2013):

Conteúdo programático do edital de concurso público

Essa forma acaba sendo complexa para visualizar e controlar os tópicos estudados. Por isso, nós aqui do Visão & Foco adaptamos para um arquivo que chamamos de Edital Verticalizado, muitas vezes liberados gratuitamente aqui no nosso blog.

O edital verticalizado nada mais é que uma planilha com todos os tópicos verticalizados e com colunas de controle. Veja o exemplo abaixo dos Editais Verticalizados que utilizamos em nossos treinamentos:

Edital Verticalizado para concurso público

Seja sincero, o que é mais fácil de usar? O conteúdo programático ou o edital verticalizado? =)

Para te ajudar ainda mais, vou deixar um vídeo que explica mais ainda da importância dessa ferramenta e um link para baixar vários editais verticalizados gratuitamente.

Existe uma quantidade de assuntos e tópicos a serem estudados e um tempo até o momento da prova. Por isso, se você realmente quer passar em um concurso público o ideal é sempre um estudo com antecedência a abertura do edital.

Respeite a consistência em sua preparação, de forma a estudar todo edital (com base sempre no anterior) com qualidade, revisar, fazer e refazer questões, simulados e provas anteriores da banca. Assim, você estará acelerando a sua aprovação em concurso público.

Feito isso, ao sair o edital do seu concurso, basta adaptar o seu plano de estudos para estudar as diferenças e atualizações do último edital, revisões de tudo que foi estudado até aqui, questões e simulados.

3-Defina uma rotina de estudos e um plano de estudo estratégico

Quando perguntados sobre o que fizeram para conseguir passar em concurso público mesmo com poucos meses de estudo, candidatos aprovados costumam afirmar que um dos grandes segredos para o sucesso foi a criação de uma rotina eficiente de estudo baseada em sua individualidade e vida.

Sabedores da quantidade de material a ser estudado e do tempo disponível para os estudos, esses candidatos criaram um cronograma.

Ou seja, um plano de estudos estratégico,  de forma a haver tempo para ver pelo menos todo o material e revisá-lo com muita prática de questões.

Assim não precisaram passar pelo desespero de ver o prazo final se aproximando e ainda ter muito para estudar.

Claro que fazer o cronograma não basta: é preciso realmente se dedicar a ele e levar a sério os prazos estabelecidos. A procrastinação apenas trará um ambiente cada vez mais nervoso e estudos apressados de última hora que trarão pouco ou nenhum resultado.

É importante lembrar que essa rotina não é destinada apenas a pessoas que têm muito tempo para os estudos.

Pessoas empregadas, casadas e até cuidando de bebês recém-nascidos já foram aprovadas em provas difíceis e conseguiram passar em concurso público porque utilizaram rotinas de estudo eficazes.

Lembre-se: a consistência estratégica no estudo é muito melhor do que a intensidade sem qualidade.

Para te ajudar ainda mais, veja meu vídeo abaixo de 3 minutinhos, no qual explico como planejar uma rotina de estudos:

4-Utilize conteúdos corretos, atualizados e de qualidade

Muitas vezes por falta de dinheiro ou de direção, as pessoas estudam do jeito errado. Pegam livros imensos sobre determinados assuntos referentes aos concursos desejados cuja leitura trará pouco ou nenhum proveito – além de consumir uma quantidade enorme de um tempo que a pessoa não tem.

Acredite, para ser aprovado na maioria dos concursos você não precisar estudar por livros, existem materiais mais direcionados e compactados que podem acelerar e otimizar os seus estudos.

Procure materiais específicos e atualizados para a realização de concursos, se possível referentes ao exato concurso para o qual pretende passar e estude apenas o conteúdo realmente necessário.

Não estude mais, não estude menos, estude o suficiente para passar no concurso.

Em tempos de internet, você deve ter muito cuidado, embora seja possível encontrar material na forma de textos, apostilas, e-books, vídeo-aulas e assim por diante, se você não tiver experiência, ou tiver começando, pode acabar “garimpando” materiais desatualizados ou de péssima qualidade que comprometa o teu sonho de ser aprovado, te levando para cada vez mais distante da sua aprovação.

Tenha a certeza de estar adquirindo o melhor conteúdo para que seus estudos rendam mais, assim você aproveita melhor o tempo, mesmo que seja escasso.

5-Questões e mais questões, preferencialmente da banca do seu concurso

Passar em concurso público é também conhecimento sobre o assunto, mas de nada adianta saber bastante se você acaba se enrolando com perguntas confusas ou cai nas famosas “pegadinhas”.

Um dos segredos para o sucesso é entender como o processo de seleção e elaboração de questões funciona e se preparar da melhor forma possível para ele.

É como eu costumo falar nas minhas turmas de mentoria e no meu curso T7S – Treine em 7 Semanas Para Passar, treinar questões para passar em um concurso é como treinar para lutar karatê, principalmente se seu mestre for o Jackie Chan.

Quem não lembra dessa cena abaixo? “Tira casaco, bota casaco”. Mas foi exatamente a repetição do “tira casaco, bota casaco” que fez com que o menino ganhasse o campeonato.

Frase Motivacional - Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho
Fonte: Slide do curso T7S

Além da repetição do treino com as questões da sua banca, você deve ficar atento ao que eu chamo de “cara do gabarito”. Eu explico muito bem isso no meu curso, não só a “cara do gabarito”, mas também como “chutar” de forma consciente e estratégica quando se está muito bem preparado.

Seja com o estilo 50%, 50% quando modelo Certo ou Errado, seja com o estilo “eliminação” quando modelo Múltipla Escolha.

Afinal, questões de múltipla escolha têm um desenho específico e conhecê-lo o ajuda a aumentar o sucesso. Ao invés de “chutar” de forma catastrófica e sem estratégia, você passa a ser capaz de fazer um processo de eliminação que transforma cinco alternativas possíveis em apenas duas. Aumentando suas chances de acerto de remotos 20% para consistentes 50%.

Enfim, procure as questões apresentadas em concursos anteriores e treine, treine muito (tire casaco, bote casaco…) até entender a forma como são pensadas e os melhores jeitos para encontrar as respostas corretas.

Claro que essas técnicas só funcionam bem se você tiver algum domínio do conteúdo; por isso, não adianta nada ser um expert dos exercícios se você não tem conteúdo.

Como você pode ver, passar em concurso público é uma tarefa que, apesar de muitos julgarem como difícil, não é, passar em um concurso público é mais simples do que você imagina. Porém é uma tarefa trabalhosa.

Passar em concurso público é o tipo de plantar e colher que não é possível sem sujar as mãos. Sim, vai dá trabalho, mas grandes oportunidades aparecem em nossas vidas em forma de trabalho duro. Trabalhe duro, e transforme o que muitos consideram impossível em possível em sua vida.

Acredite de todo seu coração que um dia você irá viver a realidade de tudo que sonha hoje, inclusive passar em um concurso público.

Mas para isso é preciso pensamento positivo, técnicas de estudo corretas, planejamento de estudos estratégico, controle emocional e bastante foco para se atingir o objetivo.

Depois, é só fazer um bom trabalho para o país e gozar das benesses do cargo. Afinal, você mereceu.

6- Depoimentos de Aprovados em poucos meses de estudo

7-Ebook Gratuito: Como conciliar Trabalho e Estudo + Planner

Ebook Gratuito - Como conciliar trabalho e estudo

Um forte abraço, quero muito ver o teu nome no DOU!

passar em concurso em menos de 1 ano


  • Siga nossas páginas nas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube –  e tenha acesso a muitos outros conteúdos do seu interesse.

4 Comentários


  1. Bom dia Gabi, obrigado pelas dicas. Colocarei em prática. Estou começando do zero, com suas dicas sei que ficará muito mais fácil. Já defini a área de estudo que é Administrativo.Obrigado.

    Responder

  2. Muito boas dicas, realmente estudar pra concursos podeser torturante, principalmente por causa daqueles editais gigantescos que parecem nunca terminar, sem falar do risco de estidar de maneira errada, isso me aconteceu no ano passado e digo doi demais a reprovação, te desmotiva, te entristece, eu demorei meses pra me motivar de novo, essas dicas irão ajudar muito valeu mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *