Geopolítica Brasileira para o Concurso da PRF – O Guia Absolutamente Completo

Tempo de leitura: 7 minutos

Geopolítica Brasileira para o Concurso da PRF – Dicas de como estudar

Geopolítica Brasileira - Concurso PRF

Geopolítica Brasileira é uma das disciplinas novas em relação ao concurso de 2013 cobradas no concurso da PRF de 2018. Assim como História da PRF. Mas como estudar Geopolítica?

Primeiro você precisa entender que a Geopolítica não é uma disciplina decoreba mas de compreensão. Ela exige uma certa compreensão e raciocínio analítico de questões atuais do ponto de vista da Geografia e da Política.

Portanto, é necessário conhecimentos do processo da história, geografia, política, e etc para compreender as principais questões da geopolítica. Ou seja, é uma matéria multidisciplinar que pode cobrar do candidato vários assuntos, como por exemplo:

  • Biodiversidade
  • Clima
  • Meio-ambiente
  • Energia nuclear
  • Movimentos migratórios
  • Questões culturais
  • Industrialização
  • Globalização
  • Urbanização
  • Entre outros

Revistas recomendadas:

Aqui no Falcão Negro – Mentoria de Elite para PRF, eu sempre recomendo a leitura ao longo do tempo da preparação das revistas de Atualidades – Guia do Estudante, pois tratam todos esses assuntos de forma bem didática.

 

Então, se ao longo do tempo você já vem se atualizando de questões como essas ou utilizando dessas revistas, já possui meio caminho andado. Caso contrário, não precisa se desesperar, ainda há tempo =)

Nesse vídeo eu explico como estudar atualidades utilizando essas revistas, e demonstro um pouco como elas são, sugiro que assista 😉

Mas, afinal de contas, o que é geopolítica?

É um ramo de estudo da Geografia que busca interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países, através das relações e estratégias entre o poder político e os espaços geográficos destas nações. A geopolítica é importante para entender até que ponto as estratégias adotadas pelos Estados podem interferir (ou não) na situação geográfica do local. Ela também orienta a atuação dos governos no cenário mundial.

Geografia Política X Geopolítica

  • Geografia Política é uma ciência que relaciona o poder do Estado e suas instituições políticas proporcionalmente ao seu espaço territorial, abrangendo desde os aspectos do relevo, recursos naturais, as características das fronteiras, etc.
  • Geopolítica consiste nas ações de estratégias políticas de relacionamento desenvolvido entre os Estados ou blocos econômicos internacionais (ações que possam garantir o ganho de poder a partir do relacionamento com outros territórios).

GEOPOLÍTICA MUNDIAL

Em uma escala global, o período que compreende os anos da Guerra Fria desencadeou muitos estudos sobre a Geopolítica, pois tratava-se de uma disputa territorial e ideológica entre as duas maiores potências mundiais na época: Estados Unidos e União Soviética.

Estes estudos buscaram enfatizar sobretudo a importância do papel do Estado nas decisões estratégicas e na definição de valores e normas sociais.

·     Ordens Mundiais e desenvolvimento da Geopolítica:  As Ordens Mundiais são formadas com base nas relações de poder e soberania entre as nações. Estas, por sua vez, se configuram de acordo com um determinado contexto histórico e temporal. A Ordem Mundial determina qual o país dominante no mercado econômico internacional, quais os periféricos e quais são os centrais.

·      Velha Ordem Mundial: A primeira grande Ordem Mundial surgiu a partir das Revoluções Industriais, com o crescimento tecnológico, aumento da produção e multiplicação das mercadorias. Isso tudo proporcionou as condições ideais para o desenvolvimento da burguesia e do sistema capitalista. Nesta Velha Ordem Mundial, a Inglaterra era considerada o centro econômico do mundo, principalmente entre o século XVIII e meados do século XIX. No entanto, a indústria e a tecnologia começam a se disseminar por outros países europeus. Assim, nações como a França, Alemanha, Holanda e, posteriormente, os Estados Unidos e o Japão passam a ter uma grande influência no cenário mundial. Com a saturação territorial e do mercado em meados do século XIX, cresce a disputa de novos territórios, período este que ficou marcado como o Neocolonialismo (exploração de países africanos e asiáticos pelas potências da época). A crescente tensão entre as potências fez eclodir as Guerras Mundiais que marcaram a primeira metade do século XX. Após as guerras, no entanto, começa a configurar-se uma nova Ordem Mundial, sendo os Estados Unidos o principal centro econômico do mundo.

·      Nova Ordem Mundial: Com o fim da Guerra Fria (queda da União Soviética e do socialismo), ocorre uma expansão da globalização e ampliação da lógica capitalista. A Nova Ordem Mundial passa a ser multipolar, com o poder centrado na mão de diversas multinacionais espalhadas por todo o planeta, com destaque para os Estados Unidos, Japão e União Europeia.  Este novo cenário também é propício para o crescimento dos blocos econômicos e formação de outros grupos de nações em desenvolvimento, como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

EXEMPLOS DE TEMAS RELACIONADOS A GEOPOLÍTICA MUNDIAL NA NOVA ORDEM

Com o fim da Guerra Fria e a instauração da Nova Ordem Mundial, as principais discussões geopolíticas concentram-se no:

  • combate ao terrorismo mundial;
  • redefinição de fronteiras entre os países;
  • as migrações de refugiados para diversas nações, motivados pelo clima constante de guerra;
  • as questões nucleares;
  • os problemas socioambientais.

GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO

Considerado um recurso natural de muita importância para a atividade de indústrias e geração de energia e, por isso, atrai a atenção de grandes potências mundiais. A geopolítica do petróleo aborda os cenários e a dinâmica global para conseguir este recurso natural. Com a crescente escassez do petróleo, é comum presenciar uma grande disputa entre as principais potências econômicas mundiais. Neste cenário, o principal conflito envolve os Estados Unidos, considerado o maior consumidor de petróleo do mundo, e os países árabes, que são os maiores geradores desse recurso mineral.

GEOPOLÍTICA BRASILEIRA

No território brasileiro, os objetivos da geopolítica estão relacionados com a integração nacional dos estados, levando em conta características socioeconômicas das regiões, o desenvolvimento sustentável e o crescimento urbanístico. Estes fatores ajudam a incluir o país na economia internacional, por ser a principal potência sul-americana.

As questões que envolvem o espaço agrário e os principais biomas também são consideradas importantes nos estudos na Geopolítica Brasileira. Existem três grandes áreas que determinam certa influência regional, que são o Atlântico Sul, a Bacia Platina e a Região Amazônica.

GEOPOLÍTICA – AULA DE 3H30MIN – GRAN CURSOS

GEOPOLÍTICA – AULA 1H30MIN – FOCUS CONCURSOS

DICAS FINAIS SOBRE GEOPOLÍTICA BRASILEIRA PARA PRF

Acredito que tenha cumprido com o objetivo que era fazer você sair desse artigo confiante com essa matéria, e ainda tendo noção do que é, para que serve, e como pode ser cobrada.

SUGESTÃO DE MATERIAL GRATUITO PARA ESTUDO – PRF

VADE MECUM PRF – SUGESTÃO DE COMPILADO GRATUITO COM AS PRINCIPAIS MATÉRIAS

Esse é o melhor compilado (resumo estratégico de leis e códigos) que você vai encontrar para a PRF. Além da ótima qualidade, designer impecável. Sugiro inclusive que imprima (caso não tenha um tablet para fácil leitura e estudo).

Clique aqui ou na imagem abaixo e confira viu…

Aproveite ao máximo. Só com esse compilado você já garante Trânsito, Leis, Penal, Processo Penal, Ética, História da PRF, Administrativo, Constitucional e Direitos Humanos. Sério. Vai fazer toda diferença na sua preparação.

SUGESTÃO DE ARTIGO

CONCURSO PRF – Edital Aberto | 1 HR Comigo de Consultoria Gratuita | Edital Verticalizado e Planejamento de estudos para download | O melhor artigo sobre a PRF – CLIQUE AQUI


FAÇA PARTE DA NOSSA MENTORIA DE ELITE POLICIAL, E DOBRE SUAS CHANCES DE SER APROVADO NA PRF 2018

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *