Festas de fim de ano e concurso público: descubra o seu perfil e aprenda a conciliar

Tempo de leitura: 5 minutos

Como focar nos estudos no final do ano? É sempre assim, um eterno dilema entre o equilíbrio entre as festas de fim de ano e os estudos para concursos.

Será mesmo possível conciliar festas de fim de ano com concurso público? Ou tem que ser como a charge abaixo (risos)?

Acredite! Você não precisa ser 8 ou 80, você pode sim conciliar seus estudos com as festas de fim de ano, e nesse artigo vou te dar algumas dicas para não só tornar isso possível, mas para identificar qual seu perfil de concurseiro em festas de fim de ano e o que deve ser feito.

Esse artigo foi um dos melhores artigos que já fiz sobre como conciliar festas de fim de ano com o estudo para concurso público, por isso acabei de atualizá-lo para compartilhar com você.

Vamos nessa?

1º Qual tipo de concurseiro você é no fim de ano? Festeiro, Família, Radical ou Desesperado? Leia o quadro abaixo, e Identifique qual perfil você se encaixa.

Perfil do Concurseiro

2º Reflexão a todos os perfis:

Eu sei o quanto você queria não ser concurseiro agora. Eu sei, pois eu já passei por isso e com um agravante, minha mãezinha faz aniversário justamente dia 1º de janeiro, e sempre foi aquela reunião de família que sempre tive que conciliar com meu estudo para concurso público. Mas eu quero que você reflita nesses pontos:

  • Isso é apenas uma fase, logo você vai ser aprovado em um concurso e essa fase de privação e renúncias vai passar. Você vai olhar para trás e vai ver que não foi nada comparado a tudo que conquistou.
  • Sua família e amigos exigem sua atenção não por que não querem que você estude, e sim porque te ama. Seja mais compreensivo com eles, e realmente ao longo desse artigo e vídeos encontre a melhor maneira de conciliar tudo isso =)
  • Não adianta explicar ou argumentar com quem não vive sua realidade (o mundo do concurso público), eles simplesmente não entendem. Aceite isso. Sem drama, sem gasto de energia. Afinal, você é o único que precisa sempre acreditar nas suas escolhas e no seu sonho.
  • Não explicar não quer dizer não dialogar. Tenha um bom diálogo. Exemplo: “Estou vivendo tal momento na minha vida que é temporário porque estou construindo um futuro melhor. Eu escolhi isso, comecei e agora vou até o final. Porque eu tenho a absoluta certeza que vai valer muito a pena.”

3º Palavra amiga específica para o seu perfil (identificado acima):

Perfil do concurseiro e conselho

4º Sugestões bem pontuais para todos os perfis:

1º Deixar os dias 24, 25, 31 e 01 fechados na sua agenda/ planejamento. (Hei, radical, tente ao menos os dias 25 e 01, ok?).

2º Caso viaje ou vá para “longas” comemorações, manter ao menos uma revisão de 1 hora com mapas mentais nos dias: 23, 26, 30 e 02. Faça essa 1 hora de revisão enquanto todos dormem.

3º Não estudar matéria nova em todo período de festas de fim de ano. Apenas revisões e questões.

4º Esteja bem com você mesmo e sem culpas com a estratégia de fim de ano que escolher seguir.

5º Tenha uma planejamento de estudos específico para essa fase de fim de ano

6º Separe o tempo para estudar, e o tempo para confraternizar.

7º Se for viajar, separe os materiais que irá levar para estudar.Priorize os materiais produzidos por você, como resumos, questões e simulados. Ou apostilas e livros menores.

8º Não exagere na comida e nem nas bebidas, isso pode comprometer sua disposição do dia seguinte.

5º Resumindo:

Eu sei o quanto é difícil essas datas e feriados, afinal, desde 2004 eu faço concursos.

Não existe uma reposta única, certa e absoluta a ser adotada nessa época, existe você estar bem com você mesmo e com as escolhas que fizer. Você saber controlar seu emocional e entender que sua aprovação é construída todos os dias do ano e não apenas no fim do ano.

Existe você ter a consciência que você merece sim um tempo de qualidade para você, sua família e amigos. E mesmo que tenha algum edital aberto, você merece isso. Nem que seja, os momentos de refeições com familiares e amigos.

Nas festas de fim de ano de 2013 para 2014 eu estava radicalmente “fincada” nos meus estudos para concurso público. Toda minha família se reuniu em Cabo Frio, em frente à praia (Isso mesmo!).

Eu queria muito (com todas minhas forças) ser aprovada em Agente Administrativo da PF (concurso com mais de 32 mil inscritos para 21 vagas – inclusive é meu cargo atual, pois é, venci toda essa concorrência brutal aí).

Lembro que me sentia uma malabarista (equilíbrio entre edital aberto, família, fim de ano, aniversário da minha mãe, primos pequeninos…). Acordava 2 horas antes de todos (o engraçado que ia dormir no mesmo horário – risos), nessas 2 horas eu revisava com mapas mentais e refazia questões.

Quando íamos à praia, eu sentava em algum quiosque e fazia algum simulado. Mas eu sou do perfil radical. Não exijo que você também seja, por isso apresentei 4 perfis, pois o radical não é o único a passar em concurso galera (embora ele pense que seja rsrs). Independente do seu perfil, fique bem, tenha fé, acredite nos seus sonhos, acredite em você.


COMO SER APROVADO MESMO CURTINDO AS FESTAS DE FIM DE ANO?


Um forte abraço! Rumo à aprovação! 2019 será um ano incrível! Vamos vencer juntos!

Baixe agora GRATUITAMENTE o e-book que vai te ensinar passo a passo como Conciliar trabalho e estudo, basta clicar na imagem abaixo:

5 Comentários


  1. Show as dicas … Acho que com um bom planejamento podemos nos permitir uma pequena pausa (:

    Responder

  2. Hahaha, tbm sei bem! Mas tudo é possível com uma boa organização e direção de quem entende 😉

    Responder

  3. Gabi sempre com ótimas dicas e nos ajudando a sair dessas situações que parecem um labirinto um monstro querendo nos tragar. Vc é top, Gabi !!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *