Concurso para PF (Polícia Federal) AUTORIZADO – Como estudar e ser aprovado (09 Dicas) + Plano de Estudos e Edital Verticalizado Gratuitos

Tempo de leitura: 15 minutos

Concurso Polícia Federal

Se você está estudando para o CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL (PF), pode comemorar, pois o Diretor geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, confirmou a autorização do concurso PF 2018.

Tal informação foi transmitida durante a cerimônia de posse da nova Superintendente da Polícia Federal em Sergipe, no dia 26 de março de 2018.

Vale lembrar que o Ministério do Planejamento já havia autorizado a distribuição de 500 vagas do concurso para a Polícia Federal tornando a publicação do edital possível a qualquer momento. As vagas foram distribuídas desta forma:

Delegado – 140 vagas
Agente – 220 vagas
Escrivão – 60 vagas
Perito – 50 vagas
Papiloscopista – 30 vagas

Então fique comigo até o final, saiba das notícias, aprenda como estudar e ser aprovado na Polícia Federal, tenha acesso a uma aula completa do Falcão Negro e ainda baixe gratuitamente Plano de Estudo Estratégico e Edital Verticalizado. Vamos nessa?

Como Estudar para Polícia Federal

Fala Falcões e Operacionais, tudo bem?

Inicialmente, tínhamos uma expectativa enorme para 1.758 VAGAS para a Polícia Federal, que a princípio eram 600 para o cargo de escrivão, 600 para agente, 491 para delegado e 67 para perito. Então por mais que tenham sido autorizadas apenas 500 vagas, temos uma expectativa que seja apenas o primeiro concurso de vários que serão necessários para todo esse déficit de vagas.

Uma outra informação importante é que o Diretor Geral está animado com a possibilidade de cargo policial de nível médio. Essa será uma grande oportunidade para todos concurseiros que sonham em ser policial mas possuem apenas o nível médio. Especula-se que o concurso para tal cargo sairá em 2019. Fique atento.

Porém, o cargo de agente, escrivão e papiloscopista admitem graduados em qualquer área de formação. Os rendimentos iniciais são de quase R$ 12 mil (também com o auxílio).

Logo, o certame da PF é um dos mais aguardados para o ano de 2018 e está bem próximo de sair. Por isso eu reuni minhas turmas Falcão Negro para falar melhor sobre essas 1000 vagas autorizadas (500 da PF e 500 da PRF). Vou liberar aqui para você na íntegra esse encontro:

Caso não queira assistir, continue lendo o artigo. Caso queira, você ficará sabendo as melhores estratégias definidas para o Falcão Negro =)

Voltando… Agora vem com a gente saber um pouquinho mais sobre o CONCURSO DA PF (POLÍCIA FEDERAL), dicas de como se preparar, ainda tem plano de estudos como bônus e aula gratuita!

DICAS DE COMO SER APROVADO NA POLÍCIA FEDERAL

1-Entenda o contexto histórico da Polícia Federal e a expectativa do concurso ainda em 2018

A Polícia Federal, que desde 2014 não precisa mais de autorização por parte do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para dar início a seus concursos públicos, devido ao decreto 8.326, de 10 de outubro de 2014, aguarda apenas um parecer do MPDG, atestando as condições financeiras para a contratação dos aprovados no novo certame para lançar o novo edital, e este parecer como dito acima já foi dado. Veja abaixo:

Decreto 6.944/2009 (com alterações do Decreto 8.326/2014)

Art. 10.  Fica delegada competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim.

1º A delegação prevista no caput não se aplica para efeito de ingresso:

IV – na Carreira de Policial Federal, cujos atos serão praticados pelo Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal.  

Vale salientar que o novo concurso da Polícia Federal (PF) ocorre em um momento de valorização da categoria. Foi sancionada, em 15 de dezembro, a lei 13.371, que reajusta as remunerações dos cargos.

Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal 

Delegado da Polícia Federal

Para concorrer aos cargos de Agente e Escrivão da Polícia Federal basta possuir curso de nível superior em qualquer área de formação, inclusive tecnólogo.

Para Perito da Polícia Federal, nível superior em áreas específicas.

Para Delegado da Polícia Federal, superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados na data da posse.

Para todos os cargos, os aprovados também deverão possuir carteira de habilitação a partir da categoria “B”, quando da posse.

2-Conheça os Cargos da Polícia Federal, Informações e Expectativa de Vagas

2.1- DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL –

O candidato ao cargo de Delegado da PF deve possuir curso superior em nível de graduação em Direito.

Atribuições: em suas atividades diárias o Delegado da PF instaura e preside procedimentos policiais de investigação, orienta e comanda a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participa do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisiona e executa missões de caráter sigiloso, participa da execução das medidas de segurança orgânica, e desempenha outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar a Polícia Federal na consecução dos seus fins.

Jornada de Trabalho: 40 horas Semanais

Fases do concurso:

Disciplinas e quantidade de questões cobradas – Delegado – Concurso da PF:

2.2- Perito da Polícia Federal – 

O candidato deve possuir ensino superior em uma das áreas específicas solicitadas e descritas. Exemplos: Farmácia, Química, Odontologia, etc.

Atribuições: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Jornada de Trabalho: 40 horas Semanais

Fases do concurso:

Disciplinas cobradas – Perito – Concurso da PF (Polícia Federal):

COMUNS:
-Língua Portuguesa
-Noções de Informática
-Atualidades
-Raciocínio Lógico
-Noções de Direito Penal
-Noções de Direito Processual Penal
-Noções de Direito Administrativo
-Noções de Direito Constitucional
-Legislação Especial

ESPECÍFICAS
Na prova específica foram cobrados conhecimentos de ciências contábeis ou econômicas, engenharia em diversas especialidades, ciências da computação, geologia, química, biomedicina, medicina, odontologia e farmácia, dependendo da área escolhida pelo candidato.

2.3- Agente da PF (Polícia Federal) – 

Um dos cargos mais cobiçados da Polícia Federal.

Informações sobre o concurso de Agente da Polícia Federal

Banca da última prova da PF e ano: CESPE / 2014
Quantidade de questões: 120 (Estilo Certo ou Errado, uma errada anulando uma certa)
Redação: Sim.
Remuneração inicial: Aproximadamente R$ 12 mil.
Escolaridade: Nível Superior em qualquer área (Além da CNH, a partir da categoria B)
Disciplinas exigidas no último edital: Português, Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Administração, Contabilidade, Economia, Penal, Processo Penal, Administrativo, Constitucional, Leis Especiais.

Atribuições: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Cara Horária: 40 horas semanais

Etapas:

Disciplinas e quantidade de questões cobradas – Agente de Polícia Federal:

Sugestão de Material de Estudo para Agente (Aulas e PDF) – Clique Aqui

2.4 – Papiloscopista da Polícia Federal – Não haverá para esse cargo esse ano

Até o momento não há vagas pedidas para este cargo para o próximo concurso.

Atribuições: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Jornada de Trabalho: 40 horas semanais.

Etapas:

Disciplinas:
-Língua Portuguesa
-Noções de Informática
-Atualidades
-Raciocínio Lógico
-Noções de Estatística
-Noções de Identificação
-Noções de Direito Penal
-Noções de Direito Processual Penal
-Noções de Direito Administrativo
-Noções de Direito Constitucional
-Legislação Especial
-Arquivologia
-Química
-Física
-Biologia

2.5 – Escrivão de Polícia Federal – Não haverá para esse cargo esse ano

Outro cargo extremamente cobiçado na Polícia Federal.

Atribuições: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, dirigir veículos policiais; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Jornada:40 horas Semanais.

Etapas:

Disciplinas:
-Língua Portuguesa
-Noções de Informática
-Atualidades
-Raciocínio Lógico
-Noções de Administração
-Noções de Direito Penal
-Noções de Direito Processual Penal
-Noções de Direito Administrativo
-Noções de Direito Constitucional
-Legislação Especial
-Noções de Arquivologia

3- Conheça os Valores da Polícia Federal

Para completar, vale ressaltar os cinco valores que a corporação exige de seus servidores. Sendo assim, apaixone-se por eles:

Coragem Possuir a capacidade e a iniciativa de agir no cumprimento de dever em situações extremas, ainda que com risco à própria vida.

Lealdade Cultuar a verdade, a sinceridade e o companheirismo, mantendo-se fiel às responsabilidades e aos compromissos assumidos.

Legalidade Comprometer-se com a democracia e com o ordenamento jurídico vigente, sublimando a determinação de defender os interesses vitais da União.

Ética e Probidade  Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.

Respeito aos Direitos Humanos  Alicerçar atitudes, como servidor e cidadão, na preservação dos princípios basilares de respeito aos Direitos Humanos.

Valores da Polícia Federal
Valores da Polícia Federal

4- Tenha um Plano de Estudos Estratégico para a Polícia Federal

Ufa, agora que fizemos um raio-x sobre os cargos, precisamos aprender a organizar os nossos estudos.

Montar um plano de estudos que se adeque a sua rotina e disponibilidade é essencial.

4.1- Treinamento Gratuito (Aula Gravada) – Como montar um Plano de Estudos em 7 Passos Simples

Clique aqui ou no banner abaixo e acesse gratuitamente a uma aula exclusiva dos meus treinamentos.

Nessa aula eu vou ensinar a você criar um Plano de Estudos para a Polícia Federal em apenas 7 passos simples – clique aqui.

Aula Gratuita - Plano de Estudos em 7 Passos

4.2 – Plano de Estudos Estratégico para Download Gratuitamente

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar gratuitamente o Plano de Estudos para Agente de Polícia Federal:

5- Estude com Edital Verticalizado da Polícia Federal

O edital verticalizado é outra ferramenta que auxilia na organização dos estudos, veja o vídeo abaixo no qual eu explico de como utilizá-lo:

Essa ferramenta é tão importante que hoje vou liberar gratuitamente para você.

Clique aqui para baixar o edital verticalizado para Agente da Polícia Federal ou na imagem abaixo

6- Conheça a Banca da Polícia Federal – CESPE

O órgão competente responsável pela elaboração de todo o concurso da PF é a CESPE/ CEBRASPE (Bom, já é uma tradição, e até o momento tem sido assim).

Assim sendo, é necessário que conheça bem a fundo como é feita a sua avaliação. Faça e refaça, muitas questões da banca, conheça seu modo de cobrar cada disciplina e conteúdo, os tópicos mais relevantes e mais cobrados, como a banca cobra letra de lei, etc.

Lembre-se de que a banca trabalha com o modo CERTO e ERRADO, e cada questão errada anula uma certa. Então saiba calcular sua pontuação líquida e seu rendimento.

Outro critério interessante é o desempate, pois é algo que poucos candidatos dão atenção. Saiba a seguir quais são esses critérios que o tornará propenso a conseguir essa vaga.

6.1 – Critério de Desempate

  • Conhecimento específico – maior número de acertos.
  • Conhecimento básico – maior número de acertos.
  • Ter idade igual ou superior a 60 anos.
  • Prova objetiva de conhecimento específico – maior nota.
  • Prova objetiva de conhecimento básico – maior nota.

7 – Treine para o Teste de Aptidão Física da Polícia Federal

Outro ponto essencial é estar atento ao Teste de Aptidão Física do Concurso PF (TAF). Muita gente estuda muito para ser aprovado, e é reprovado justamente nesta etapa.

A dica é usar o treinamento para o exame como forma de motivação e mudança da sua rotina, que precisa estar voltada para o Concurso da PF.

Sem falar que atividade física é algo que auxilia também na concentração, memorização, e é fundamental para manter uma boa saúde.

8 – Mantenha a sua Mente inabalável – Motivacional e Emocional

Aliado a todas as dicas já citadas, é importante controlar seu emocional, durante os estudos e durante a prova. Para isso procure tente não ser tão rígido, conheça os seus limites e principalmente reconheça as suas pequenas vitórias.

Retransmissão de 40 minutos: PNL / Emocional

9 – Defina metas e acompanhe a sua evolução até o dia da prova da Polícia Federal

É muito importante que você liste todas as disciplinas cobradas no cargo que você escolheu fazer para a Polícia Federal. Defina metas e acompanhe a sua evolução (pelo menos mensalmente).

Mensure isso através de simulados, e para lhe ajudar, vou disponibilizar um vídeo abaixo que explica um pouco de como aplico o SMART na minha turma de elite policial: Falcão Negro.

“Você é a média das 5 pessoas que mais convive”

E que tal conviver com pessoas que possuem o mesmo objetivo que o seu? Que entendam seu estilo de vida, te apoie e caminhe junto com você?

Aproxime-se sempre de pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu, sejam parceiros de caminhada, assim quando um tiver fraco, o forte o sustentará. Apoio mútuo, companheirismo, troca de informações, amizade.

Afinal “sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade.”

Não se perca em grupos nas redes sociais, mas tenha muito bem escolhido o seu grupo de estudos. Aquele grupo que te faz a cada dia ser melhor que o dia anterior. Que entenda as suas dores e caminhe junto com você =)

Inscrições abertas – Inicie sua aprovação aqui!

COMPARTILHAR É SE IMPORTAR!

Se esse artigo de alguma forma foi útil para você, compartilhe com seus amigos que também sonham em fazer parte da Polícia Federal. Afinal, compartilhar além de ser um ato de amor e gratidão, é também se importar =)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estarei aqui pessoalmente respondendo a todos comentários no blog. Por isso, caso tenha dúvidas, poste aqui abaixo. Eu realmente acredito que o concurso público muda, transforma e melhora vidas! Por isso, eu quero muito ver o teu nome no DOU!

Te vejo no dia da sua formatura!


Treine Gratuitamente para POLÍCIA FEDERAL com 1001 questões:

clique aqui ou na imagem acima para treinar com questões

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *