Plano de Estudo, Edital Verticalizado e Notícia

Como Começar a Estudar P/ Concursos em 10 Passos + 03 Maiores Erros + Planejamento de Estudos

Gabriela
Escrito por Gabriela em março 7, 2020
Receba toda semana nossos melhores conteúdos gratuitamente e acelere sua aprovação

JUNTE-SE A MAIS DE 35 MIL CONCURSEIROS

Como Começar a Estudar P/ Provas e Concursos Públicos

Ao final desse artigo você será capaz de começar a estudar para concursos públicos totalmente organizado, e ainda entender os 03 maiores erros no Planejamento de estudos de um concurseiro. Vamos nessa?

Nesse artigo você vai ver:

  • Qual a relação do Plano de Estudo com a Academia?
  • Os 3 maiores erros em um planejamento de estudos
  • Como se organizar do zero para Provas e Concursos 
  • Como começar seus estudos em 10 passos
  • Mapa da Semana (Modelos de Plano de Estudo) p/ Download
  • Aula Gratuita – 10 Passos para Passar em Menos de 01 Ano

#1 – Qual a relação do Plano de Estudo com a Academia?

A primeira coisa que eu quero que você pense é que quando começamos (ou recomeçamos) a estudar para concursos públicos devemos criar um planejamento inicial, sugiro que de 30 dias, como se fosse uma série inicial de academia.

Mas, como deveria ser essa série inicial (Planejamento)?

1-Você começa ou recomeça com uma série leve.

2-Se você forçar e pegar mais pesado do que realmente aguenta pode se lesionar.

3-Não adianta malhar 3 horas em um dia e depois ficar 2, 3, 4 dias sem aparecer na academia.

4-O descanso entre série e entre um dia para o outro é necessário.

5-Sua evolução é gradativa.

6-No início você tem que ter muita força de vontade e uma forte resistência.

7-Passando a fase de resistir, torna-se hábito e você passa a gostar e se faltar até senti falta.

8-Você estabelece meta final e metas intermediárias.

9-A cada meta cumprida, série nova, e reavaliação, caso seja realmente comprometido com o resultado, você tem a sensação de superação.

10-A constância é mais importante do que a carga.

Interessante não? Mas agora vamos aprender os 03 erros que a maioria dos concurseiros cometem no planejamento de estudos.

#2 – Os 3 maiores erros em um planejamento de estudos:

1-Planejar mais do que de fato pode cumprir

Seja realista. Avalie sua rotina diária, tenha real noção do seu tempo disponível para estudo e não planeje algo muito maior do que de fato você pode cumprir. Isso só vai gerar frustração e desmotivação. Planeje pouco, mas cumpra.

Lembro que li uma vez que ao final de uma maratona entrevistaram o vencedor perguntando “Como você conseguiu correr esses 42 km?”, ele respondeu “Eu nunca corri 42 km, eu corri 1 km por vez”. A ideia aqui é a mesma 😉

2-Distribuir a mesma carga horária semanal para cada matéria

Esse aqui é um retrocesso, chega a ser um erro gritante e não lembro de nem um cliente que eu acompanho no início do processo ter me mostrado um plano de estudo com carga horária diferenciada de acordo com seu rendimento em cada disciplina. Então fica a dica: faça simulados e altere seu plano constantemente de acordo com seu rendimento, colocando cargas horárias maiores para matérias que possui menor rendimento.

3-Não descansar

Aí você pode se perguntar “você dizendo isso?”. Pois é, eu também já cometi esse erro, várias e várias vezes. Lembra da analogia com a academia? O que acontece com um músculo que malha e não descansa? Ele se estressa e para de evoluir. Ou seja, o descanso é parte do processo e deve ser respeitado. É uma pena que demorei muito para aprender isso, e só aprendi depois de ter sido muito prejudicada. Aqui vou dá uma sugestão, tenha momentos de recompensas por todo seu empenho e dedicação, enxergue isso como a exceção dentro do seu planejamento e não como a regra.

Agora que você aprendeu esses 03 erros, e a analogia com uma série inicial de academia, vamos ao conteúdo central do nosso artigo – 10 Passos para se organizar do zero para passar em provas e concursos públicos.

#3 – Como se organizar do zero para Provas e Concursos?

1-A primeira dica é escolher uma ÁREA para focar. Aqui vou usar como exemplo a área ADMINISTRATIVA. Depois de escolhida a área escolha o seu próximo concurso e quais outros você tem interesse. Exemplo:

  • Área = Administrativa
  • Próximo Concurso = INSS
  • Interesses = MP-RJ, Agências Reguladoras

2-Agora separe o tempo que você irá disponibilizar para se dedicar ao estudo.

Atenção! Seja sincero com sua disponibilidade e rotina.

Exemplo 1: De segunda a sábado de 20 até 23 horas.

Exemplo 2: De segunda a sexta de 19:30 até 00:00. Sábado de 08 até 17 horas. Domingo de 08 até 12 horas.

Ou seja, liste o dia e o lapso temporal que será usado.

3-Feito isso, separe as disciplinas exigidas no seu Edital.

Disciplinas para o INSS: Português, Informática, RLM, Constitucional, Administrativo, RJU, Ética.

Atenção! O artigo foi feito em nov/15 e as disciplinas são meramente exemplificativas, pois são de acordo com o último Edital do INSS e não com o de 2015.

4-Agora ficou mais fácil. Tendo os horários disponíveis e as disciplinas, distribua as disciplinas pelo tempo.

Atenção! Se você está começando, sugiro no máximo 3 disciplinas por dia. Caso dedique-se a outra atividade, como trabalho, 2 disciplinas já são suficientes.

Exemplo:

plano1

“Mas Gabi, você falou em outro post que é um retrocesso distribuir as disciplinas com a mesma carga horária, e você distribuiu?”

Sim! Pois falei que o post de hoje é para quem está começando do zero. Logo, quem começa do zero ainda não sabe quais disciplinas está mais forte e quais precisa fortalecer. Então segue a DICA:

5-Cumpra um planejamento de carga horária equilibrada por no mínimo 2 semanas. Depois disso, faça um simulado ou uma prova anterior, avalie quais disciplinas você possui mais facilidade, e diminua a carga horária dessas; já aquelas que possui menos facilidade, aumente a carga horária. Ou seja, depois de um período de adaptação altere seu plano de estudo com carga horária diferenciada.

Exemplo:

plano2

#4 – Como começar seus estudos em 10 passos

1-Defina a área a ser estudada (policial, administrativa, fiscal, tribunal, bancária).

É importante que se pesquise e escolha uma área que tenha mais afinidade. Depois disso, que foque na gama de matérias desta área (básicas e específicas) e por mais que vários editais de concursos sejam publicados, não saia do seu foco.

Veja o quadro abaixo com alguns exemplos:

areas

2-Planeje-se!

Um bom planejamento é essencial para uma boa preparação, eu costumo apresentar 2 tipos de planejamento para meus clientes: por tabela ou por ciclo.

Normalmente, uso um lapso temporal de 2 semanas no estudo por tabela. Aplico um simulado e de acordo com o rendimento eu altero a tabela (com carga horária diferenciada para cada disciplina de acordo com o resultado) ou crio um ciclo.

Essa escolha depende muito do perfil do cliente. Os mais disciplinados, acelerados e com rotina indefinida preferem o ciclo.

Não existem uma verdade absoluta na resposta sobre qual é o melhor. O que existe é você escolher um e cumprir! E lógico, alterando periodicamente a carga horária das matérias de acordo com seus rendimentos (em simulados ou questões).

Exemplo de Plano de Estudos Tabelar:

tabela

Exemplo de Plano de Estudos por Ciclo:

ciclo

Obs: Seja realista quanto ao tempo destinado para cada tarefa (não destine um tempo maior do que o que você é capaz de cumprir).

3-Evite a procrastinação – Comece logo!

É natural do ser humano procrastinar (adiar), principalmente assuntos/estudos relacionados aquilo que não gosta. A neurociência ensina que isto passa após um curto período de tempo de resistência (normalmente 21 dias), por isso você precisa persistir esse período até que o tempo de procrastinação se encerre e o de concentração comece. Para contornar este problema, é indicado usar frações pequenas de tempo, como o uso da técnica pomodoro (pequenas fatias de tempo para estudo intercaladas com pausas para descanso). Seja determinado!

 4-Esteja 100% presente no seu momento de estudo. Foco é tudo!

Livre-se das distrações! Tenha foco para tudo na vida. Se você vai dormir, não pense nos problemas, no trabalho ou no estudo, apenas durma. O mesmo quando vai sair, ler um livro ou conversar com um amigo. O foco está diretamente ligado a sua produção. Entenda isso. Sentou para estudar? Estude! Desligue-se de todos os problemas e preocupações. Desligue-se também das redes sociais. Uma boa dica é colocar o celular em modo avião.

“A neurociência revela que em nossa vida cotidiana, temos diferentes graus de atenção. Quando você esta prestando atenção em algo, seus sentidos são intensificados. Dê-se permissão de parar para se focar naquilo que você esta fazendo. Quando você estiver numa aula, foque-se no professor, se você estiver lendo um livro, foque no seu conteúdo. Dê a si mesmo um momento para manter sua atenção totalmente voltada para os estudos e deixe por um tempo os demais problemas e preocupações de lado.”

5-Não feche sua mente com expressões “isso é complicado demais para mim” ou “eu já sei isso”.

Abra sua mente. Não use palavras e pensamentos como “eu já sei isso” ou “isso é complicado demais para mim” ou “eu não consigo”. Se você tiver uma atitude de fechamento, você vai impedir que novas ideias, palavras, conceitos, visões possam ser absorvidas por você. Esteja disposto e realmente queira aprender.

6-Use a repetição no estudo.

É extremamente importante reforçar a informação através da repetição / revisão. Seja com mapas mentais, esquemas, resumos ou resolução de bateria de questões (indico até a resolução repetida da mesma bateria de questões). Teste todos e utilize aqueles que você obtiver maior rendimento. Se você ainda não viu nosso artigo que ensina passo a passo de como montar um mapa mental, vale a pena você parar alguns minutos agora e ir conferir – clique aqui.

7-Encare seus estudos como uma profissão (trabalho)!

Isso mesmo! Não atrase, nem falte. Cumpra seus horários. Seja comprometido com seus estudos, com seu sonho e com sua vitória. Até lembre de uma frase bem conhecida do Ayrton Senna “Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não”.

8-Apaixone-se!

Encare o estudo como uma dádiva dada sua mudança/melhoria de vida, ou como meio para realização de seu sonho. Se você é apaixonado pelo sonho, por que não apaixonar-se por tudo aquilo que está no caminho até ele? Lute com paixão, vença com determinação!

9-Fortaleça o hábito.

É muito comum a frase “eu não tenho tempo”. O hábito de estudar é algo que deve ser fortalecido, por isso a importância de um bom planejamento e a determinação em segui-lo. Se você não tem tempo, ou está voltando a estudar agora, comece com pouco, mas pratique a constância do hábito. Nesse momento (volta aos estudos) a constância é muito mais importante do que a carga horária em si, essa você irá aumentar aos poucos, é como voltar a malhar na academia e ir aumentando a carga de forma gradativa. Por exemplo, comece com 50 minutos por dia para cada matéria (sendo no mínimo duas matérias por dia).

Como ser aprovado em Concurso Público

10-Tenha contato com pessoas com objetivo parecido com o seu.

Infelizmente, pessoas que não conseguiram ou não tiveram força para vencer na vida tendem a desmotivar aqueles que se propuseram a vencer. Por isso, converse e tenha contato com pessoas que estejam no mesmo propósito que você ou com quem já conseguiu aquilo que você almeja (essas sempre irão falar o quanto seu esforço valerá a pena).

#5 – Mapa da Semana (Modelos de Plano de Estudo)

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar

Mapa da Semana (Organize não só seus estudos, mas também sua vida)

Não basta só organizar seus estudos, se você não conciliar o estudo para concurso público com sua vida, é bem provável que o projeto de ser aprovado não dure muito tempo. Ou ainda, que pare e volte várias vezes. E não queremos isso ok?

Esse é um exemplo de MAPA DA SEMANA. Nossa ferramenta de organização de estudos e vida. Outro momento irei aprofundar nesse tema.

Por enquanto só quero que fique atento a isso: existe sim uma forma de conciliar os vários papeis da minha vida com o estudo para o concurso público. Estudar para concurso não pode ser meu único papel.

PS. No material que liberei para download aqui nesse artigo tem esse exemplo de Mapa da Semana, e tem também um em branco para você preencher. Faça isso.

#6 – Aula Gratuita – 10 Passos para Passar em Menos de 01 Ano

Para finalizar, assista a essa aula com os 10 passos que meus alunos seguiram e foram aprovados em menos de 01 ano.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, e siga nosso Instagram @visaoefoco.com.br

Um forte abraço! Rumo à aprovação!

Gabriela2

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “Como Começar a Estudar P/ Concursos em 10 Passos + 03 Maiores Erros + Planejamento de Estudos”

Taís Mendes

Excelente post.. 🙂

MONIQUE GOMES

Adorei a postagem! vou marcar tês pessoas queridas, que tenho certeza que aproveitarão bastante esse post 🙂

Geovane

Valeu Gabi, showwww!!!

Vanessa souza

excelente publicação!

Adma Vanessa

issoooo. Adorei, Sempre preciso lembrar desses princípios.

Sobre Plano de Estudo – [Dicas-02] - Como se organizar do zero para Provas e Concursos? - Visão e Foco

[…] Confira: Sobre Plano de Estudo – [Dicas-01] – Relação com a academia e os 3 maiores erros […]

Moises

Bacana.