Oi, tudo bem? Eu vi um filme esses dias que trouxe uma bela história de luta, determinação, fé, conquista e superação.
Um agente esportivo cria um reality show chamado “O braço de um milhão de dólares”. Vai para a Índia selecionar 2 jovens com potencial para jogar baseball. Mas não é só isso! A proposta é: pegar um jovem que nunca jogou baseball, e em 10 meses esse jovem ser selecionado por algum olheiro para jogar em um time de referência nacional em uma liga.
A princípio eu pensei “Só filme”. Mas depois vi as fotos e filmagens reais. Isso realmente aconteceu. Eles conseguiram: foram selecionados por Pittsburgh 10 meses depois que jogaram baseball pela primeira vez.
1-Improvável não é impossível.
Quando os jovens foram aprovados no 2º teste, o agente esportivo falou “Era improvável, mas conseguimos.”
2-Tenha paixão pelo seu sonho!
Quando os jovens foram reprovados no 1º teste existia todo um clima de mídia, pressão e negócios. Quando foram para o 2º teste o agente esportivo falou “Apenas se divirtam, não importa se vocês serão aprovados ou não”. Na verdade, o que ele quis dizer foi o que é um teste quando somos verdadeiramente apaixonados pelo o que fazemos?
3-Acredite sempre em você, mesmo que ninguém acredite.
Quando Rinku e Dinesh estavam no avião indo para o 2º teste, eles viraram e perguntaram a um amigo (Suraj): você acha que estamos preparados?
Ele responde: você acha que você está preparado? Não importa o que eu acho.
4-Seja o mais generoso que puder.
Seja grato e devolva ao mundo, ao universo, a Deus… Tudo aquilo que foi proporcionado a você. Mesmo que você ache pouco o que você pode fazer por alguém, faça. O pouco para você pode ser o muito de alguém.
Suraj voltou para a Índia e passou a ser treinador de crianças e jovens que se espelhavam na história de conquista de Rinku e Dinesh.
5-Mantenha o equilíbrio emocional.
Quando Rinku e Dinesh estavam preparados, mas ao serem o foco do teste com toda mídia, olheiros e pressão se desiquilibraram emocionalmente e fatalmente perderam o teste. O nervoso, ansiedade, pressão e toda expectativa tomaram posse deles influenciam tragicamente em seus resultados.
Aqui eu quero que você entenda, não importa o quanto você esteja preparado, se você não controlar o seu emocional, você perde tudo aquilo que conquistou na sua preparação e se iguala com quem não está preparado.
Esse filme falou muito ao meu coração, embora tenha se passado pela perspectiva do JB (agente esportivo), eu tive a sensibilidade de buscar a perspectiva de Rinku e Dinesh. 2 jovens que viram um anúncio “um braço de um milhão de dólares” e acreditaram em algum momento que poderiam vencer, se inscreveram. Participaram da seleção com centenas em diversas cidades da Índia e foram escolhidos para o tal treinamento.
Nunca tinham saído de casa, mudam para um outro país, com uma cultura totalmente diferente em busca de um sonho: em 10 meses jogar profissionalmente em um time reconhecido nacionalmente.
Ficam minhas lições aprendidas e dica de filme para você.
https://www.youtube.com/watch?v=vr_faXctuy0
JB (agente esportivo) foi além de tudo um verdadeiro treinador e mentor. O que me fez pensar na responsabilidade que temos com o sonho daqueles que realmente confiam em nosso trabalho. Por diversas vezes eu me identifiquei com ele no filme. E mais uma vez, eu tive a certeza do meu propósito de vida. Trabalhar na realização de sonhos. =) Por isso, vou deixar um botão aqui embaixo para você clicar e marcar um bate papo que contribua na sua caminhada.
Um forte abraço, vejo seu nome no DOU!
11 Replies to “5 coisas que eu aprendi com o filme Arremesso de Ouro e o que isso tem a ver com Concurso Público?”
Bem que dizem que o emocional faz toda diferença, isso é o que me atrapalhava, não me atrapalha mais.. proferindo palavras de fé!
Vou assistir ao filme depois, obrigada pela dia CoachKat 🙂
Assisti esse filme este Final de semana, me deixou muito feliz e gostei muito dele, mostra que uma pessoas com persistência, empenho e força de vontade pode alcançar seus objetivos !!!
Sim! Lindo demais!
Boa noite, suas palavras foram bem colocadas, excelente filme, uma lição de dedicação, muito bom mesmo.
PS: foi no 1° teste que eles pegaram o avião e o técnico disse que eles tinham que acreditar neles mesmos.
Verdade. Assisti o filme semana passada e foi o técnico mesmo.
Bom Dia
show Gabi
Filme bom de mais. Realmente aprendemos muita coisa assistindo
Filme maravilhoso. Seu artigo revela sensibilidade e compreensão profunda da alma humana.
MUITO OBRIGADA.
Tô vendo o filme agora na Globo
Hoje dia 31/05/2020 exatamente as 2:50 da manhã estou aqui escrevendo esse comentário após vê o filme “arremesso de ouro” e me motivar bastante depois de ter visto. Sou atleta paralímpico de Arremesso de peso e lançamento de disco, atualmente 7º colocado no ranking nacional da minha classe (F46) o meu maior sonho é disputar a paralímpiadas… ano que vem terá lá no Japão e eu estou treinando para conseguir uma vaga e ir… e depois que vi esse filme ele me incentivou ainda mais a correr em busca do meu sonho. Eu não sei se vou conseguir mas creio que estou no caminho certo para fazer da certo e espero voltar aqui para contar a vocês que eu consegui!
Atletas e concurseiros, se concentrem pois chegarão. Não vi o filme todo na Globo mas achei ótima a história.